Cidades/Geral

Biblioteca de Sousas está fechada há um ano

A Biblioteca pública “Guilherme de Almeida”, do distrito de Sousas, está fechada há um ano, desde que a Prefeitura de Campinas não renovou o contrato de locação do imóvel onde as atividades funcionavam, devido a um reajuste no valor do aluguel em dezembro do ano passado.

Prédio que funcionava a biblioteca. Foto: Bianca Carvalho Dias

Os moradores de Sousas e Joaquim Egidio realizarem diversos protestos solicitando a reabertura da biblioteca. Em junho desse ano, um abaixo assinado com 1.100 assinaturas foi protocolado e enviado ao prefeito Jonas Donizette, depois dos moradores receberem a informação de que além da interrupção das atividades, o acervo havia sido removido do imóvel. “Foi um movimento de poucas horas por dia, num prazo de duas semanas entre os moradores e também nas redes sociais. Era necessário rapidez, pois tínhamos informação na comunidade de que não se tratava apenas de uma interrupção no atendimento, mas que todo acervo tinha sido removido do imóvel,” disse a bibliotecária aposentada Neusa Carboneze da Silva Martins, que trabalhou durante 28 anos na biblioteca e foi uma das responsáveis pelo abaixo assinado.

População protesta contra o fechamento da biblioteca. Foto: Bianca Carvalho Dias

O acervo de cerca de 18 mil volumes de livros está guardado em uma sala na Estação Cultura, de acordo com Renata Alexsandra da Silva, coordenadora de Bibliotecas na Secretaria Municipal de Cultura. Ela informou que as instalações serão reinauguradas no mesmo imóvel, na Avenida Cabo Oscar Rossin, assim que o processo administrativo da locação for finalizado, sem especificar uma data. Os móveis estão sendo reparados para retornar às instalações. “O local voltará a receber os grupos de leitura, intervenções culturais e atendimento às escolas e aos seus usuários,” afirma.

Carta protocolada com o baixo assinado da população. Foto: Bianca Carvalho Dias

Neusa Carboneze destaca a importância histórica da biblioteca do distrito, inaugurada em 1966. Segundo ela, todo cidadão pode escolher o espaço da Biblioteca para estudar, reunir grupos de leitura e até usá-lo para lazer. “Não se resume somente num espaço mantido pela administração pública, mas a memória de uma comunidade preservada também no espaço, assim como o direito  do público de acesso ao seu acervo e ao espaço físico da instituição.”

(Orientação Rosemary Bars Mendez)

 

 

 

 

 


Veja mais matéria sobre Cidades/Geral

Detergente é o vilão no Tietê


Lixo doméstico é responsável por 85% da degradação do rio


11 cidades da RMC coletam e tratam mais de 80% do esgoto


20 municípios da Região Metropolitana de Campinas tem altos índices de coleta e tratamento de esgoto


Jaguariúna é a única da RMC que tem 13° para vereadores


Benefício foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo em outubro


Inclusão escolar é dificuldade para as escolas campineiras


Estudantes com necessidades especiais encontram dificuldades nas escolas campineiras.


Laços de Honra: o outro lado do Exército


Aluna do 3° ano de jornalismo faz registros fotográficos do Exército Brasileiro


Programa IPTU Zero deixa moradores insatisfeitos


Programa da Prefeitura de Hortolândia gera transtorno para os moradores da cidade



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.