Tecnologia

TI ganha destaque entre empresas da Unicamp

 

Acesso ao portal oficial do Unicamp Ventures. Foto: Bruna Said

Com um aumento de 14% em relação ao ano anterior, empresas-filhas da Unicamp aquecem o mercado de tecnologia da informação em Campinas. Dentre as 584 empresas desenvolvidas, segundo a Inova Campinas, em 2017, 37,8% delas representa o setor. Isso apenas reforça o título de polo de tecnologia na cidade, afinal, 32 das 500 maiores empresas de TI do mundo estão na região, de acordo com dados publicados pela revista especializada no setor, a Focus, da editora britânica DataCenterDynamics, em 2015.

As empresas-filhas são da Rede Unicamp Ventures, que é uma rede de relacionamento e colaboração entre os empreendedores ligados à Unicamp. Ela foi criada em 2006, durante o 1º Encontro de Empreendedores promovido pela Agência Inova Campinas, considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior. Promovido pela Agência de Inovação Inova Campinas, contando com a participação de empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região.

Além do crescimento de empresas-filhas, a edição de 2017 gerou 28,8 mil vagas de empregos na cidade, 31% a mais em relação ao ano anterior. Das empresas-filhas desenvolvidas, 485 estão ativas no mercado e faturam cerca de R$ 3 bilhões, segundo a Inova Campinas, o que mostra que os negócios são uma oportunidade de inserção no mercado na região. “A área de tecnologia da informação teve um crescimento este ano, que já foi percebido nas edições anteriores. Isso ocorre, por ser um setor muito forte dentro da Unicamp e na região de Campinas como um todo”, disse Juliana Ewers, editora do Departamento de Comunicação da Agência de Inovação Inova Campinas.

Por Bruna Said

Por Bruna Said


Veja mais matéria sobre Tecnologia

Crescimento no mercado de aplicativos em Campinas


Na cidade, o aumento da demando por aplicativos foi de 29,24%


Campinas tem novos pontos de Wi Fi gratuito


Acesso à internet facilita a mobilidade dos moradores da cidade


Jovens aderem aos aplicativos de carona


Aplicativos são uma alternativa para gastar menos e economizar


Aplicativos ajudam idosos e deficientes a usarem celular


CPqD Facilita promove a inclusão de idosos e deficientes no mundo virtual


Animais abandonados recebem microchips


Animais de rua de Campinas recebem microchips para facilitar o acompanhamento de adoção


Sistema digital reúne saúde, tecnologia e praticidade


Estudantes de Americana -SP desenvolvem carteira de vacinação digital



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.