Variedades/Cultura

Exposição virtual retrata a beleza do corpo feminino

A beleza dos corpos femininos são os focos da exposição virtual dos ensaios produzidos pelos fotógrafos Guilia Cillo e Leandro Dias, realizados com mulheres de Campinas e região. A proposta é apresentar a diversidade de perfis de mulheres e contribuir para que se sintam mais confortáveis e seguras consigo mesmas.

Os trabalhos, na perspectiva dos autores, fortalecem a luta pelo empoderamento feminino, a fim de promover a aceitação dos corpos femininos.

A fotógrafa Guilia, 19, criou o projeto artístico de nu e semi-nu Toque-se há três anos. Na época, inteirava-se sobre o movimento feminista e foi influenciada por ele para criação do projeto A partir daí, aliou o tema com a necessidade de produção de Trabalho de Conclusão de Curso de fotografia e posteriormente oficializou a ideia.

Guilia fala ter percebido que sua proposta ajudaria outras mulheres a desconstruir conceitos de beleza formados pela sociedade. “O projeto me ajudou muito a me aceitar e a me sentir bem comigo mesma”, disse Guilia.

Ao todo, 20 mulheres foram fotografadas e o ensaio está disponível no link (https://gcillophotography.46graus.com/portfolio/projeto-toque-se/). Ao lado das fotos, estão registradas um pouco de suas histórias.

Jaqueline Sanches, 23, participou de uma sessão de fotos e disse ter decidido fazer o ensaio para se enxergar de outra maneira. “Eu nunca tive uma relação muito boa com minha aparência, principalmente com meu corpo e foi uma experiência maravilhosa”. Para ela, o projeto é importante por retratar mulheres de uma maneira diferente, auxiliando-as a resgatar a auto estima.

O fotógrafo Leandro Dias, 29, também expõe seu trabalho na internet com o projeto Sala Trinta e Três (http://salatrintaetres.com.br), que retrata estudantes universitárias. O nome faz alusão a uma sala de aula com estudantes seguras de si.

Ex-aluno de Relações Públicas na PUC-Campinas, Leandro criou o primeiro ensaio com estudantes em 2015, com o PUCCAMPgirl, com a  intenção de divulgar seu trabalho como fotógrafo, fazendo ensaios sem compromisso e aos poucos transformou-se em uma causa para valorizar a beleza e a diversidade feminina no meio universitário.

“A fotografia pode colaborar com a elevação da autoestima, esse é o meu objetivo quando posiciono a câmera para fazer o clique.”, diz o fotógrafo.

O projeto rendeu parcerias com algumas empresas e a proposta de ressaltar a valorização da beleza feminina, segundo ele, gera credibilidade para seu portfólio. (Orientação Rosemary Bars)

 

 

 

 

 

 

         

 


Veja mais matéria sobre Variedades/Cultura

O neologismo das minorias


Empoderamento entra de vez em discursos de movimentos sociais, em especial na luta feminina


Polo de Paulínia de 470 milhões está abandonado


O complexo cinematográfico conta com estúdios de gravação, rodoviária, shopping e hotel


Volta dos vinis animam as vendas e colecionadores


O mercado de disco de vinil cresceu só em 2017, 3,1% e entusiasma as vendas


Revista Palco traz tendências de arte e cultura


Produção conta histórias e tendências referentes ao teatro, à dança e à performance


Bocha conquista novos praticantes em Campinas


Modalidade transmitida de geração para geração atrai o público jovem da cidade


Arte de rua: a expressão de um movimento urbano


Street art ganha destaque em Campinas e conquista cada vez mais adeptos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Mais Acessadas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.