Noticiário Geral

Escola de música oferece instrumentos para praticar em casa 

Crianças e adolescentes aprendem a importância dos instrumentos com o projeto Primeira Nota, da Unicamp  

Por Rafaela Senatore

A Secretaria de Educação de Campinas, em conjunto com o Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, criou o Projeto Primeira Nota para estudantes das redes municipal, estadual e privada terem a chance de aprendizagem sobre o mundo dos instrumentos musicais. 

Rafael Kashima, supervisor pedagógico da escola municipal Manoel José Gomes e estudante de música da Unicamp, explica que “todo ano os alunos se apresentam em festivais, como o que acontece no Teatro Castro Mendes, festival de inverno e de verão, em creches, eventos da prefeitura e da Unicamp”, afirma. As turmas são divididas por idade.

A primeira é formada por alunos de 6 a 10 anos, que passam pela fase da musicalização, aprendem a ler partituras e instrumentos de sopro. A segunda turma se divide entre alunos de 11 a 14 anos que tocam em festivais e tem o direito de levar os instrumentos escolhidos no começo do curso para casa.  

As crianças que participam do projeto aprendem o instrumento que escolheram no dia da inscrição (Foto: Rafaela Senatore)

Todos os professores que lecionam na escola de música são do curso de música da Unicamp e cursam o quarto semestre. Além da bagagem musical, os professores também têm a oportunidade de ensinar e aprender com seus alunos durante estes três anos que ficarão na escola. Rafael Kashima, de 24 anos, conta que está muito contente e aprendendo mais a cada dia. “Me sinto realizado e feliz de estar formando e aprendendo com crianças e jovens que, com certeza, tomarão gosto pela música”, conta.

Ana Maria Machado, mãe do aluno Felipe, explica qual o sentimento de ver o filho realizando um sonho. “Quando eu tinha a idade dele não havia muitas oportunidades, então eu sempre tive vontade de tocar. Quando o Felipe entrou e começou a tomar gosto foi uma coisa tão linda. Meu sentimento é totalmente de orgulho”. 

Na escola existem 11 opções de instrumentos, entre eles estão o violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, percussão, trombone e tuba. Existem alguns instrumentos que tem mais concorrência na hora da inscrição, como o violino e viola. Durante o período que o aluno fica na escola é possível fazer a mudança para outro instrumento, como cita Rafael Kashima. “Os alunos tomam gosto pelo instrumento que escolhem. Então, é muito raro algum aluno trocar. Ele tem que aprender a leitura da partitura do instrumento”, conclui. 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.