Destaque
Ação da Secretaria de Saúde garante atendimentos todas as quartas-feiras do mês
Por: Gabriela Lamas
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, oferece para as moradoras da cidade com mais de 40 anos, exames gratuitos de mamografia. Os serviços integram a agenda do Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre os cuidados para prevenção contra o câncer de mama. Os atendimentos são realizados, a partir de hoje, no Centro de Especialidades (CEV), na Avenida dos Esportes, todas as quartas-feiras, das 8h às 17h.
A Secretária de Saúde informou que, em agosto, as filas de espera para realizar o exame foram zeradas, com isso a expectativa durante outubro é que as pessoas procurem os serviços por iniciativa própria, mesmo que não tenha pedidos médicos. “O exame não precisa de agendamento e de guias de médicos”, afirma o secretário João Gabriel Vieira.
Para o atendimento é necessário apresentar documentos de identidade, comprovante de endereço e carteira do SUS. O exame demora cerca de 20 minutos. O laudo clínico ficará pronto em até 30 dias. Segundo o secretário João Gabriel Vieira, os pacientes que tiverem alterações nos exames deverão agendar consultas com ginecologista nas Unidades Básicas de Saúde. “Em casos de suspeita oncológica, após a consulta, a Secretaria da Saúde solicitará uma vaga no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, o Siresp, para a continuidade do tratamento conforme as especificações de cada caso”, frisa.
Outubro Rosa – A campanha de prevenção contra o câncer de mama começou no início da década de 1990 pela Fundação G. Komen for the Cure. Hoje é uma fonte de financiamento para atendimentos e prevenção contra o câncer. Para a médica Micaela Sperlescu, ginecologista e obstetra, formada pela PUC-Campinas, é importante as campanhas de mamografia para que os exames possam diagnosticar precocemente o câncer e salvar vidas. “A mamografia é um método de rastreio. Com ela, é possível fazer diagnóstico de lesões iniciais e precoces, com mais sucesso de cura”.
Câncer de Mama – Segundo o Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, foi estimado para o Brasil 73.610 novos casos da doença em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Para a médica Micaela Sperlescu, “os dados chamam atenção, e por isso é importante os exames de mamografia”. O INCA, produziu uma cartilha com informações para orientar e educar a população sobre a doença. Para acessar, clique AQUI.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, mas também existe uma baixa porcentagem em homens, doença muitas vezes associada ao histórico familiar, obesidade e consumo de álcool.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna