Destaque

Exposição sobre Carlos Gomes vai até 30 de setembro

As fotografias remetem ao final da vida do compositor campineiro, segundo Alcides Acosta do CCLA

Por: Isabela Silva


Alcides Acosta: “Nosso artista com maior projeção” (Foto: Anna Julia Vieira)

Oito fotografias datadas entre 1886 e 1936, referentes à construção do monumento túmulo do maestro Carlos Gomes, estão em exposição no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) como parte das comemorações do mês Carlos Gomes. “Ele é possivelmente nosso artista com maior projeção”, afirmou o presidente do CCLA, o tenor Alcides Acosta. A exposição está ao público segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às17h30.

As fotos pertencem ao acervo do Centro de Ciências e estão emolduradas em quadros. Tem como objetivo contar momentos da vida do artista até a construção do seu túmulo em Campinas. Há imagens do maestro, por exemplo, no leito de morte, além da casa onde morreu, o cortejo fúnebre, ele com o filho no colo e a sua família, com esposa, irmão e pai.

Considerado o mais importante compositor de ópera brasileiro, “Nhô Tonico de Campinas” – como também era chamado – se destacou pelo estilo romântico que impunha às suas composições. É o autor de “O Guarani”, ópera inspirada no romance homônimo de José de Alencar, livro publicado pela primeira vez em 1857. A história do compositor inspirou o jornalista e escritor Rubem Fonseca a produzir o livro “O selvagem da ópera”, lançado em 1997, ao qual impõe o estilo identificado como cinebiografia.

Exposição segue aberta à visitação até o final do mês, no CCLC (Foto: Anna Julia Vieira)

Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas e era filho do também maestro José Gomes. Desde pequeno, ele foi ensinado a ajudar na igreja a compor músicas, escrever peças e cantar em corais. Contra a vontade de seu pai e professor, fugiu para o Rio de janeiro a fim de estudar no Imperial Conservatório de Música, onde se formou e obteve a base para sua grande carreira internacional.

O CCLA, localizado à rua Bernardino de Campos, 989, no centro, comporta, além da exposição, o museu que também leva o nome do maestro, com peças usadas pelo artista, como o piano, composições e assinaturas. A programação do mês destinado ao maestro pode ser acessada no link https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/mes-carlos-gomes-2023

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Daniel Ribeiro


Veja mais matéria sobre Destaque

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.