Destaque

Exposição reúne 10 artistas do eixo Campinas-Jundiaí

Escultura “Contemplando a vida”, de Emerson Bianchin, usa sucata para retratar relaxamento de uma grávida

Por: Victória Gaulke 

Uma grávida esculpida à base de sucata, pregos, engrenagens, engates e parafusos, do artista visual Emerson Bianchin, é uma das obras que integra a mostra “Nossa Arte”, organizada pela curadora Sandra Setti, em Vinhedo. “Contemplando a Vida”, como explica o escultor, tem por objetivo “mostrar que o jeito relaxado no qual a mulher se encontra traz paz ao visitante”, mesmo porque provoca uma ilusão de ótica que busca registrar a representada em movimento.

Os artistas Emerson Bianchin, Jerci Maccari, Mônico Reis e a curadora Sandra Setti, a escultura “Cavalos” (Foto: Victória Gaulke)
 

Ao montar a exposição, Sandra disse ter buscado artistas do eixo Campinas-Jundiaí que sobrevivem do trabalho artístico. Entre os 10 que Sandra convidou estão Jerci Maccari, Emerson Bianchin e Mônico Reis.

A exposição conta com uma enorme variedade de materiais e suportes, onde se observam pinturas de óleo sobre tela, pinturas acrílicas e esculturas, que variam desde sucata até barro. O evento foi planejado para que as obras sejam harmônicas entre si. De um lado, observam-se os quadros de Maccari, propondo um emocionante resgate histórico. De outro, encontram-se as esculturas de Bianchin, almejando ampliar a profundidade da exposição. O mesmo acontece com as pinturas de Mônico Reis, que utiliza as cores para mostrar sua espiritualidade e o amor à natureza. 

Maccari é um artista plástico que retrata temas relacionados à vida familiar e à sua infância. Em seus trabalhos, há muito resgate histórico, como se pode ver em “Fartura no Parreiral II”, em que uma família colhe uvas na propriedade de seus pais.

Bianchin traz à exposição uma obra com dimensões 43 cm de comprimento, 54 cm de largura e 77cm de altura, onde tenta focar o dinamismo da imagem. Mônico traz pinturas inspiradas na natureza e no espiritual. Um de seus quadros, o “Enfim Livre VI”, retrata a libertação de pássaros. O autor diz que este é um de seus quadros favoritos, pois mostra como as pessoas podem mudar ao serem libertas.

A escultura “Contemplando a Vida”, de Bianchin, é uma das obras que integram a exposição “Nossa Arte”, em Vinhedo (Foto: Victória Gaulke)

Reis brinca com as cores e aborda o tema liberdade como retratado na imagem. Suas obras demonstram o muito de sua personalidade, que exatamente o objetivo da exposição – mostrar a personalidade dos artistas convidados.  

 A exposição se encontra no Memorial de Artes Adelio Sarro e estará aberta ao público até o dia 30 de setembro, em Vinhedo. O espaço abre de quarta a domingo. Nas quartas, a entrada é gratuita, e nos demais dias é cobrado um valor de R$ 10,00 com a opção de meia-entrada.

Edição: Melyssa Kell

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.