Cultura & Espetáculos
Lucas Pinheiro e Júlia Lourenço estão entre os 5 estudantes que apresentam trabalhos na ELC
Por: Isabelle Layara
Cinco estudantes do curso de Artes Visuais da Puc-Campinas estão expondo um total de 28 obras, com diferentes técnicas e processos criativos, na galeria de arte do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC). Cada um trouxe seu olhar artístico para as criações que compõem seus trabalhos de conclusão de curso.
Priscila Carolino de Góis, uma das formandas, comparece com obras inspiradas em poemas de uma amiga de infância. Seu processo criativo foi em relação a textos, que é o tema do seu TCC. Em função disso, escolheu poemas de sua amiga e os usou como base para suas criações. Para tanto, recorreu a cinco lápis de cor de uma mesma paleta. Segundo disse, uma das dificuldades foi extrair uma arte do texto. “Em alguns casos, logo que eu li, já veio a imagem na minha mente. Em outros casos, tive que lapidar”, comentou a respeito da coleção “Eclipse da alma”, que levou à galeria.
Já a estudante Júlia Vilalva Lourenço recorreu à literatura e aos contos de fada antigos para se inspirar. Ela conta que sempre observou uma técnica chamada de “hashura”, que é a produção de arte com o uso de linhas. “Queria aprender mais sobre ela, então resolvi escolher como estudo para o meu TCC”. Seus trabalhos foram baseados em contos originais que, segundo disse, trazem “uma história mais pesada”. Os materiais utilizados foram a tinta e caneta nankin, o que deu as cores preto e branco às suas produções, entre as quais se destaca a moldura “Cabelos de fogo”.
Para a estudante Bruna Gorzoni, o processo criativo foi inspirado em um cenário, com a proposta de servir para um videoclipe da música “Dyonisus”, do grupo BTS. Bruna conta que uma das maiores dificuldades foram os computadores e a impressão, pois deixaram as obras mais escuras, perdendo a cor imaginada. Por isso, ela disponibilizou um QR Code para uma visualização em melhor qualidade. Sua coleção foi intitulada “Dionysus”.
Lucas Emanoel Pinheiro da Silva conta que se inspirou nas artes para jogos. “Eu vi que muitos artistas começam a trabalhar com o 3D antes de partir para o projeto 2D”, disse ao afirmar que adotou estratégia semelhante no TCC em que escolheu o elemento fogo. Para ele, foi mais desafiador organizar os processos do que produzir em si, pois teve que encontrar um software 3D para depois começar a desenhar. Sua obra foi intitulada “Industria Æsper – Concept”.
Por fim, o TCC de Giovani A. Saragiotto é sobre criação de personagens, utilizando formas geométricas. Ele conta que gosta muito de baralhos. “Foi um tempo de criação, o primeiro semestre inteiro desse ano”. Os materiais utilizados por ele foram papel fosco para impressão e o programa Photoshop para pintura digital. O mais difícil, segundo disse, foi atender às demandas de prazo. Sua obra foi intitulada “Rulers of the sea”.
A exposição segue até o dia 28 de setembro, na galeria da Escola de Comunicação e Linguagem, no prédio H7, do campus-1.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Daniel Ribeiro
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