Destaque
Rakelly Ferreira, o grafiteiro Sérgio Campelo e outros 18 estudantes também participaram do projeto artístico
Por: Ana Beatriz Morales
Alunos da escola estadual “EE. Sebastião Ramos Nogueira”, localizada no bairro São Bernardo, em Campinas, reuniram-se na manhã desta terça (15) para grafitar no muro da unidade o desenho da estudante Rakelly Martins Ferreira, vencedora de concurso que teve por tema a alimentação saudável. Organizado pelo projeto cultural Cores do Amanhã, e com o auxílio do grafiteiro Sérgio Campelo, 18 estudantes participaram da pintura e tiveram o primeiro contato com a técnica do grafite e a tinta spray.
O projeto Cores do Amanhã promove ações que buscam levar para os jovens a educação, cultura e responsabilidade social. Com o tema definido, os professores deram início à primeira etapa do projeto, participando da oficina que abordou assuntos como a nova pirâmide alimentar, alimentação saudável e atividades físicas.
Os alunos iniciaram o projeto aprendendo sobre a alimentação saudável e ilustrando o tema do concurso. Após essa etapa foram eleitas as ilustrações através do voto da comissão organizadora e do voto popular.
Com 3.343 votos, o desenho de Rakelly ganhou a preferência entre os 127 trabalhos inscritos. Durante a grafitagem, a estudante afirmou que todo esse processo foi gratificante e divertido.
“É um sonho meu desenhar, faz parte do meu projeto de vida. Meus desenhos vão marcar as pessoas”, disse a garota. As cores utilizadas na ilustração foram baseadas em produtos alimentares, já para a caricatura Rakelly representou diversos tipos de pessoas. O personagem proposto, que tem vitiligo, teve os cabelos feitos com diversas tonalidades, trazendo a ideia da diversidade.
Sérgio Campelo foi o responsável em ensinar aos alunos a técnica de grafitar o muro. De acordo com ele, o desafio de tirar a ilustração do papel e transformar em um grafite foi traduzir exatamente o que a aluna Rakelly quis transmitir para a ilustração.
No início da execução do trabalho, o artista fez o esboço inicial e apenas auxiliou os alunos, deixando toda a pintura por conta deles. “Como é um trabalho proposto e pintado pelos alunos, o impacto vai ser interessante na comunidade. Trazendo um interesse para a cultura, para o grafite e principalmente para a escola, acredito que a educação e a arte são transformadoras”, comentou o grafiteiro.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna