Destaque

Ato antirracista marca inauguração de centro de estudo africanos

Movimento ocorreu nesta quarta-feira, na PUC-Campinas, em ação de repúdio a um estudante de filosofia

Por: Maria Vitoria Porto

Grupos de estudantes da PUC-Campinas e Unicamp promoveram manifestação antirracista durante a inauguração do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros “Dra. Nicéia Quintino Amauro”, ocorrido na noite de ontem (23), na PUC-Campinas. Os integrantes do protesto – entre eles, alguns representantes da comunidade indígena que estuda na Unicamp – não tiveram entrada autorizada no ambiente em que ocorria o evento. A negativa de acesso foi o acúmulo de pessoas, além da capacidade do espaço, segundo argumentaram os seguranças.

Manifestação antirracista ocorreu em protesto à fala de um estudante de filosofia contra a comunidade indígena (Foto: Maria Vitoria Porto)

De acordo com materiais divulgados pela universidade, o novo ambiente tem por objetivo de reforçar a luta contra o racismo. A ação estudantil de ontem foi reflexo de uma ocorrência no sábado passado (19), em que um estudante de filosofia da PUC-Campinas foi filmado dizendo falas racistas contra grupos indígenas, durante uma sessão da exposição do Grupo de Estudos de Filosofia Indígena, no evento “Unicamp de Portas Abertas” (UPA).

Os estudantes promoveram a manifestação de ontem, que culminaria com a leitura de uma carta aberta durante o evento. Diante da impossibilidade, alguns estudantes acabaram se exaltando, mas decidiram fechar um acordo para que um grupo acessasse o ambiente e lesse o documento. Membros da comissão dos grupos estudantis e um representante de cada etnia indígena, totalizando 52 pessoas, tiveram acesso liberado e procederam à leitura da carta aberta.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.