Destaque

Transparência é um desafio para os jornalistas de dados

Repórteres Tais Seibt e Paulo Veras destacam as qualidades e as deficiências da Lei de Acesso à Informação brasileira

Por: Allane Moraes, Beatriz Cezar, Julia Facca, Luiz Oliveira, Renan Fiorentini e Renata Germano

A importância da Lei de Acesso à Informação (LAI) no contexto do jornalismo de dados é considerada positiva por grande parte da imprensa nacional, mesmo assim há pontos ainda a melhorar. Para os jornalistas de dados Tais Seibt e Paulo Veras, a eficácia dessa legislação em proporcionar dados de qualidade para a produção de reportagens foi vista de modos diferentes.

Tais Seibt aponta que as pautas são feitas com um grande número de dados (Imagem: Reprodução/ LinkedIn).

Tais Seibt, especialista em transparência pública e LAI, que também fundou a Afonte Jornalismo de Dados, destacou o potencial da lei para a mídia. “No Brasil, temos um ecossistema favorável para este tipo de jornalismo. Graças à LAI, conseguimos responder a questões importantes da sociedade, além de cobrar do governo sobre o que deveria ser divulgado para a população”, disse ela.

Já Paulo Veras, jornalista de dados na Globo Pernambuco, considera que há desigualdade na qualidade dos dados obtidos. Segundo ele, mesmo com a existência da LAI, é difícil obter números relevantes, confiáveis e atualizados do poder público. “Há uma desigualdade muito grande entre a qualidade do dado que você consegue no Governo Federal e em um Estado. E piora quando falamos de um Município. Os dados simplesmente não existem ou, quando existem, são de cinco anos atrás”, lamentou.

Paulo Veras destaca que a principal dificuldade é conseguir dados relevantes e atuais (Imagem: Arquivo pessoal).

Essas perspectivas ilustram a complexidade do cenário do jornalismo de dados no Brasil. A LAI é vista como uma ferramenta crucial para a prática, mas sua eficácia é questionada em termos de disponibilização de informações atuais e relevantes, especialmente no âmbito do jornalismo local.

Seibt e Veras concordam que, apesar dos desafios, o jornalismo de dados oferece grandes oportunidades. Veras destacou que a principal vantagem era a capacidade de descobrir novas histórias e perspectivas que, de outra forma, não seriam possíveis.

O jornalismo de dados, inspirado no Jornalismo de Precisão, cujos fundamentos tiveram início com Phillipe Pierce em 1973, utiliza a produção, processamento e monitoramento de grandes volumes de informações para simplificar a busca por dados relevantes na elaboração de reportagens. Essa abordagem, também conhecida como Data Driven Journalism (DTJ), surgiu como uma inovação significativa na forma de entender a sociedade através dos números.

A análise de dados, em conjunto com outras técnicas jornalísticas, permite a produção de um jornalismo rico e multifacetado, capaz de responder à sociedade a partir de números. Mesmo com os desafios, os benefícios dessa abordagem foram incontestáveis.

Orientação: Prof. Artur Araujo

Edição: Suelen Biason


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.