Destaque

Medicina da Unicamp promove exposição de 60 anos  

Objetos e documentos antigos fazem parte do acervo da FCM, preservado pelo Centro de Memória da Faculdade 

Por Lucca Panzarini Marson 

Até o próximo mês de dezembro, o Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp estará apresentando um pouco da história da instituição através de uma mostra que reúne alguns dos registros de seus principais acontecimentos ao longo de seis décadas. A iniciativa veio através do diretor da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy, e contou com a colaboração de Ivan Luiz Martins Franco do Amaral, responsável pelo Centro de Memória da Faculdade.  

Maria Helena Alves da Silva, técnica da biblioteca, a faculdade contribuiu muito para a saúde na região (Foto: Lucca Panzarini Marson) 

A linha do tempo da exposição tem início nos anos 40, quando houve uma mobilização para que fosse criada um curso de medicina na região. Na época, dos anos 1940 até os anos 1950, o estado de São Paulo estava passando por um período de interiorização do ensino superior, e a partir de 1953, Campinas conseguiu a criação de uma faculdade de medicina, através da Lei 2.154, de 1953. Mesmo com um cenário favorável para a criação da faculdade, apenas em 1962, após grande mobilização, as instituições locais conseguiram, através da Lei 7.655, criar a faculdade de medicina, que se incorporou à Universidade de Campinas.  

A exposição também foca na trajetória da representação dos estudantes, que comemora 60 anos junto à faculdade. O Centro Acadêmico Adolfo Lutz, o CAAL, possui um histórico de realizações políticas e educacionais. Na mostra, é possível ver alguns registros que foram preservados ao passar dos anos, como “O Patológico”, primeira publicação da Unicamp, de autoria do Centro.  

Em 1964, a Unicamp teve seu primeiro jornal interno, “O Patológico”, desenvolvido pelo CAAL (Foto: Lucca Panzarini Marson) 

Para Maria Helena Alves da Silva, técnica da biblioteca da FCM, a faculdade, ao longo de seus 60 anos, contribuiu muito para a saúde campineira e regional, principalmente por meio do Hospital das Clínicas, localizado no complexo hospitalar da Faculdade de Ciências Médicas, no campus da Universidade. Além disso, ela também destaca a formação de muitos profissionais que atuam no Brasil inteiro e fora do país.  

A exposição é aberta ao público e gratuita. Fica localizada na biblioteca da FCM, na Rua Adolfo Lutz, sem número.  

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti 

Edição: Ana Ornelas


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.