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Projeto, que deveria estar concluído em 2020, tem hoje apenas duas linhas prontas, Campo Grande e Ouro Verde
Por: Igor Val
As obras do BRT (Bus Rapid Transport), que começaram em 2017, deverão ser entregue somente em 2024. Segundo a assessoria da Prefeitura de Campinas, o trabalho foi dividido em quatro lotes e hoje está 96% concluído. A nova licitação para finalizar o último lote está em processo de análise. O vencedor terá 12 meses para finalizar os trabalhos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, o lançamento desta licitação demonstra o compromisso da atual gestão. “Concluído esse lote, as obras do BRT Campinas poderão ser entregues em sua totalidade para a população no próximo ano”, afirmou.
O orçamento para esta etapa foi estimado em R$ 50 milhões e o aviso de licitação foi publicado no dia três de março. As obras do quarto lote foram interrompidas em 2022, pelo Consórcio BRT Campinas, então responsável pelos serviços. O consórcio chegou a ser multado em R$ 10 milhões pela prefeitura pelo não cumprimento dos prazos e atrasos.

No último mês, a Prefeitura de Campinas junto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirmou seis novas opções de estações para embarque e desembarque na linha BRT Campo Grande, tornando operacionais 100% das estações BRT do Corredor Campo Grande. “O objetivo é oferecer mais comodidade a quem usa a rota entre o Campo Grande e o Centro, com mais opções de parada, embarque ágil e viagem rápida, impactando, positivamente, a rotina e a qualidade de vida do usuário”, explica Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
A linha BRT Campo Grande já realiza parada nas estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUC-Campinas), Londres, Garcia, Aurélia e Rodoviária, além do Terminal Satélite Íris. Considerando os terminais de partida da linha, Campo Grande e Mercado, os usuários passarão a ter 16 opções para embarque e desembarque.
Outra linha que já está operando 100% é a do BRT Ouro Verde, a linha funciona com intervalos de 18 minutos e frota de quatro veículos. No total, 26 viagens, considerando ambos os sentidos. A linha deixa o Terminal Ouro Verde e segue com paradas na Santa lúcia, nas estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti, João Jorge e no terminal central. Os horários de saída do terminal ouro verde terão início às 4h54, seguindo até as 8h30.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
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