Destaque
Projeto, que deveria estar concluído em 2020, tem hoje apenas duas linhas prontas, Campo Grande e Ouro Verde
Por: Igor Val
As obras do BRT (Bus Rapid Transport), que começaram em 2017, deverão ser entregue somente em 2024. Segundo a assessoria da Prefeitura de Campinas, o trabalho foi dividido em quatro lotes e hoje está 96% concluído. A nova licitação para finalizar o último lote está em processo de análise. O vencedor terá 12 meses para finalizar os trabalhos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, o lançamento desta licitação demonstra o compromisso da atual gestão. “Concluído esse lote, as obras do BRT Campinas poderão ser entregues em sua totalidade para a população no próximo ano”, afirmou.
O orçamento para esta etapa foi estimado em R$ 50 milhões e o aviso de licitação foi publicado no dia três de março. As obras do quarto lote foram interrompidas em 2022, pelo Consórcio BRT Campinas, então responsável pelos serviços. O consórcio chegou a ser multado em R$ 10 milhões pela prefeitura pelo não cumprimento dos prazos e atrasos.
No último mês, a Prefeitura de Campinas junto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirmou seis novas opções de estações para embarque e desembarque na linha BRT Campo Grande, tornando operacionais 100% das estações BRT do Corredor Campo Grande. “O objetivo é oferecer mais comodidade a quem usa a rota entre o Campo Grande e o Centro, com mais opções de parada, embarque ágil e viagem rápida, impactando, positivamente, a rotina e a qualidade de vida do usuário”, explica Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
A linha BRT Campo Grande já realiza parada nas estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUC-Campinas), Londres, Garcia, Aurélia e Rodoviária, além do Terminal Satélite Íris. Considerando os terminais de partida da linha, Campo Grande e Mercado, os usuários passarão a ter 16 opções para embarque e desembarque.
Outra linha que já está operando 100% é a do BRT Ouro Verde, a linha funciona com intervalos de 18 minutos e frota de quatro veículos. No total, 26 viagens, considerando ambos os sentidos. A linha deixa o Terminal Ouro Verde e segue com paradas na Santa lúcia, nas estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti, João Jorge e no terminal central. Os horários de saída do terminal ouro verde terão início às 4h54, seguindo até as 8h30.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna