Destaque

BRT de Campinas irá operar todas as linhas somente em 2024 

Projeto, que deveria estar concluído em 2020, tem hoje apenas duas linhas prontas, Campo Grande e Ouro Verde 

Por: Igor Val

As obras do BRT (Bus Rapid Transport), que começaram em 2017, deverão ser entregue somente em 2024. Segundo a assessoria da Prefeitura de Campinas, o trabalho foi dividido em quatro lotes e hoje está 96% concluído. A nova licitação para finalizar o último lote está em processo de análise. O vencedor terá 12 meses para finalizar os trabalhos. 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, o lançamento desta licitação demonstra o compromisso da atual gestão. “Concluído esse lote, as obras do BRT Campinas poderão ser entregues em sua totalidade para a população no próximo ano”, afirmou.  

O orçamento para esta etapa foi estimado em R$ 50 milhões e o aviso de licitação foi publicado no dia três de março. As obras do quarto lote foram interrompidas em 2022, pelo Consórcio BRT Campinas, então responsável pelos serviços. O consórcio chegou a ser multado em R$ 10 milhões pela prefeitura pelo não cumprimento dos prazos e atrasos.  

Serão seis novas estações para embarque e desembarque da BRT Campo Grande (Imagem: Divulgação Emdec)  

No último mês, a Prefeitura de Campinas junto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirmou seis novas opções de estações para embarque e desembarque na linha BRT Campo Grande, tornando operacionais 100% das estações BRT do Corredor Campo Grande. “O objetivo é oferecer mais comodidade a quem usa a rota entre o Campo Grande e o Centro, com mais opções de parada, embarque ágil e viagem rápida, impactando, positivamente, a rotina e a qualidade de vida do usuário”, explica Vinicius Riverete, presidente da Emdec.  

A linha BRT Campo Grande já realiza parada nas estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUC-Campinas), Londres, Garcia, Aurélia e Rodoviária, além do Terminal Satélite Íris. Considerando os terminais de partida da linha, Campo Grande e Mercado, os usuários passarão a ter 16 opções para embarque e desembarque. 

Outra linha que já está operando 100% é a do BRT Ouro Verde, a linha funciona com intervalos de 18 minutos e frota de quatro veículos. No total, 26 viagens, considerando ambos os sentidos. A linha deixa o Terminal Ouro Verde e segue com paradas na Santa lúcia, nas estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti, João Jorge e no terminal central. Os horários de saída do terminal ouro verde terão início às 4h54, seguindo até as 8h30. 

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.