Destaque

Varal fotográfico divulga diretrizes da ONU 

Celso Palermo focou inclusão social, com exposição sobre o bloco de carnaval do “Cândido Ferreira” 

Por Raphael Guerra 

Como parte das comemorações da 21ª Semana Nacional de Museus, o Núcleo de Fotografia de Campinas montou um varal para exposição de produções fotográficas de 10 profissionais da cidade neste sábado (20), no lado externo do MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas). Os expositores atuaram dentro do tema escolhido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que foi inspirado nos três objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra. 

Celso Palermo: “Compartilhar a diversão e alegria de viver é um dos passos para um mundo com menos ódio” (Foto: Raphael Guerra) 

O espaço contou com trabalhos únicos com o registro visual de temas diferentes, que se somaram à ideia de que um museu proporciona espaço de bem-estar e sustentabilidade para a população. 

Esta foi a primeira vez que o grupo organizou este evento, inspirado em outros varais fotográficos que ocorrem dentro e fora do país. Após o MACC anunciar reformas na área interna, como na parte elétrica e na sala do acervo de obras, surgiu a oportunidade de colaborar com o museu para manter exposições no entorno do prédio adjacente à Prefeitura de Campinas. 

O núcleo de fotografia mantém relação de parceria com o poder público e entende que cultura é um direito de todos. Celso Augusto Palermo, um dos organizadores do evento e graduado em jornalismo, apresentou seu trabalho fotográfico sobre o bloco de carnaval do SSCF (Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira). 

“Pude registrar momentos que reforçam a importância para inclusão e integração social para pessoas com problemas de saúde mental”, disse Palermo. Na sua opinião, a cultura da paz deve sempre prevalecer em resposta às muitas guerras pelo mundo. “Compartilhar a diversão e alegria de viver é um dos passos para um mundo com menos ódio”, ponderou. 

A professora Camila: “Vendo essas histórias, me tocou bastante conhecer melhor a determinação em lutarem por uma vida melhor” (Foto: Raphael Guerra) 

Visitante do evento, Camila Borge Santos, professora do Senac Campinas, disse ter se emocionado com trabalho do fotógrafo Daniel Ribeiro, dedicado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). 

“Vendo essas histórias, me tocou bastante conhecer melhor a determinação em lutarem por uma vida melhor”, afirmou Camila. Ela disse que irá debater os conteúdos da exposição com sua turma de jovens aprendizes. “Apropriação do espaço público, consumo de cultura e sustentabilidade são questões de cidadania muito relevantes para a realidade deles”, afirmou. 

O varal fotográfico ainda terá outras duas reapresentações naquele local:  27 de maio e no dia 3 de junho. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti 

Edição: Ana Ornelas


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.