Destaque

Festa das Nações terá música e comida típica

Com 60 voluntários, evento ocorre sábado e domingo em Joaquim Egídio, das 11h às 22h

Por: Isabela Tulio

Nesse sábado e domingo (27 e 28) será realizada a primeira edição da Festa das Nações no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. O evento vai ocorrer na Praça Dom Agnello Rossi, em frente à Igreja de São Joaquim e São Roque, das 11h até às 22h, e contará com barracas de comidas típicas de diversos países, além de bebidas, doces, artesanatos, brinquedos e muita música ao vivo. O evento é uma realização da Subprefeitura de Joaquim Egídio, com apoio da Prefeitura de Campinas e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Preparativos para a primeira edição da Festa das Nações que contará com comidas variadas, bebidas e música ao vivo. (FOTO: Isabela Tulio)

Segundo a Subprefeitura de Joaquim Egídio, a Festa foi programada com 4 meses de antecedência para que todas as medidas fossem tomadas com cautela. O evento irá contar com o trabalho de 60 voluntários, além dos funcionários dos restaurantes participantes.

O subprefeito Maurício Lopes, disse que a festividade “surgiu com a oportunidade de ser feita uma festa inédita na região de Sousas e Joaquim Egídio, apresentando diversidade para os eventos que ocorrem aqui. Por se tratar de uma festa beneficente, ela tem como principal objetivo atender demandas da nossa comunidade, ajudando com programas de ação social e melhorias na utilização de espaços públicos”.

Entre os pratos típicos que serão vendidos no evento estão os de comida italiana (nhoque, pizza e polenta com ragu); alemã (salsichão Berna); americana (lanches, costela defumada e costelinha de porco com barbecue); asiática (temakis, hot roll, tempurá e yakisoba) uruguaia (lanche uruguaio) e brasileira (espetinhos), além das barracas de refrigerantes, sucos, chopp, doces, artesanatos e brinquedos.

As barracas de comidas típicas contemplarão a culinária de diversos países. (FOTO: Isabela Tulio)

O sushiman Alexandre, do restaurante Ishikawa, de Valinhos, responsável pela culinária asiática do evento, diz que “a cultura e a culinária asiática, assim como muitas outras, são carregadas de tradição. Nosso restaurante foi fundado pelo meu pai que chegou a trabalhar no consulado e é um dos poucos chefs de cozinha que podem servir o antigo imperador do Japão. Para nós, é sempre muito importante ressaltar toda essa tradição com o nosso restaurante familiar”.  O Ishikawa está com expectativas altas sobre o evento e terá 10 funcionários trabalhando a cada dia da festa para preparar temakis, hot rolls, tempurás e yakisobas.

A Praça Dom Agnello Rossi é bem conhecida pelos moradores da região de Sousas e Joaquim Egídio por ser o local da quermesse de São Joaquim e São Roque, que esse ano completa 97 anos, e da Festa Italiana, que em abril teve sua 27ª edição.

Segundo o subprefeito Lopes, os dois distritos são conhecidos como polo gastronômico de Campinas. “Um evento deste porte, com diversidade de culturas e gastronomias, faz com que cresça a procura por nossa região, que as nossas atividades de artesanatos sejam divulgadas e também com a união da comunidade em prol de uma festa beneficente que visa melhorar a convivência, o lazer e a melhoria de vida para os moradores”.

Cronograma das apresentações musicais:

Sábado:

15h – Banda Green River

17h30 – Fabiane & Violeiros

19h – Wagner & Faty

20h – Catarina Neves, finalista do The Voice+

21h – Banda Contágio

Domingo:

12h – Amigos do Samba

14h – João Prado e Banda

15h30 – Roger e Lyan

17h – Banda Véio Zica

18h30 – Betho e Menon

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.