Destaque

Revista “Tipo Z” é finalista na Expocom-2023 

Publicação para adolescentes foi desenvolvida por estudantes da faculdade de jornalismo da PUC-Campinas 

Por Enzo Batista  

A publicação “Tipo Z”, um trabalho para conclusão do curso de jornalismo na PUC-Campinas, produzido pelas recém-formadas Bárbara Marques, Naira Pereira Zitei e Patricia Kuae Neves, é finalista do 26º Congresso Interdisciplinar de Ciências da Comunicação da região Sudeste. No evento, que será realizado no Rio de Janeiro, a produção concorre ao prêmio Expocom-2023 na categoria revista customizada. O trabalho foi orientado pelo professor Edson Rossi. 

A ideia para criação da revista “Tipo Z” veio através de Bárbara, integrante do grupo, que em 2021, já no sexto semestre do curso, deveria criar um site temático. Ao entrevistar colegas de seu sobrinho de 16 anos, ela reparou que os garotos eram muito mais atualizados do que esperava. 

“Foi muito mais tranquilo entrevistar eles do que era entrevistar gente adulta, que enrola, que não responde. Eles foram muito honestos”, disse Bárbara. Depois de conhecer o que os adolescentes querem e se certificar que estão dispostos a serem ouvidos, veio a ideia de criar uma revista digital focada no público jovem. 

As estudantes Patricia Kuae Neves, Bárbara Marques e Naira Pereira Zitei na apresentação do projeto a uma banca examinadora, no ano passado (Foto: Arquivo Pessoal) 

A modalidade multimídia convergiu os gostos das três integrantes dentro do mesmo projeto. “Todas tiveram sua carinha, se complementam, porque a Paty sempre gostou do audiovisual, enquanto eu e a Bárbara sempre gostamos mais de texto e outros modelos de informação”, disse Naira Zitei. 

Naira também afirmou que o conjunto de informações que deveria conter a publicação deu bastante trabalho ao grupo. “Tivemos de pensar em quais editorias de revista incluir, o que falar na revista e ainda formatar a pegada multimídia. E acima de tudo, manter o foco de criar um produto original e diferente”. 

Ao implementar as editorias para a revista, visando se expressar da maneira menos tradicional possível, encaixando os conteúdos sob o ponto de vista dos adolescentes, a missão das alunas seria informar os jovens com qualidade e descontração. Em função disso, tiveram a ideia de colocar nomes diferentes para as editorias, como economia, por exemplo, passando a se chamar “Mesada & Futuro”. 

Além de conter editorias com essa abordagem, a prioridade era trazer a vida real para o adolescente, tratando de temas como a inflação ou abuso sexual. “Os jovens devem estar cientes do tópico, ainda por não serem maduros, e ter de aprender a se conscientizar em temas delicados, de extrema importância”, comentou Naira.  

No trabalho, as autoras incluíram diversos recursos para torná-lo uma revista digital multimídia, como a implementação de ilustração, podcast, vídeos, áudios e textos formais. Por fim, de acordo com o relatório do trabalho, cerca de 40 adolescentes foram entrevistados nas 14 diferentes reportagens presentes na produção. 

O trabalho das ex-alunas é um de quatro projetos de graduação em jornalismo da PUC-Campinas a estar concorrendo no congresso. A revista “Tipo Z” é finalista na categoria revista customizada. O evento ocorrerá entre os dias 1 e 3 de junho, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). Devido a compromissos, o grupo não comparecerá ao congresso. O site da publicação, por sinal, já está desativado em função dos custos de manutenção do domínio. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti 

Edição: Ana Ornelas


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.