Destaque

SUS de São Paulo vai distribuir canabis medicinal

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está analisando quais serão os critérios

Por: Marcela Amorim

A lei nº 17.618, de 31 de janeiro de 2023, sancionada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autoriza no Estado a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol, substâncias derivadas da cannabis, pelo SUS. A medida visa democratizar o acesso aos remédios, especialmente para famílias de baixa renda, sem a necessidade de recorrer à justiça.

A reumatologista Aline Cruz, da rede pública estadual, afirma que muitos pacientes que fazem o uso do medicamento já estão querendo saber sobre como irá funcionar a distribuição. “Posso dizer que 80% dos meus pacientes precisam tomar esses medicamentos, porém não têm condição. Esses remédios ajudam na diminuição da dor, inclusive a crônica, que muitos pacientes com reumatismo têm. Com isso melhora a qualidade de vida deles”, relata a médica. O preço, dependendo do remédio, pode variar de R$ 250,00 até R$ 2.500,00.

A reumatologista Aline Cruz afirma necessidade da distribuição pelo SUS – Foto: Arquivo pessoal

Com a nova legislação, pacientes que dependem de medicamentos à base de Cannabis não precisarão mais arcar com custos de importação ou buscar meios ilegais para obtê-los. Marli Souza, de 59 anos, empregada doméstica e portadora de artrite reumatoide, relata a dificuldade em custear a importação e a necessidade de recorrer à Justiça para garantir seu tratamento.

Procurada pela reportagem, a Alesp esclareceu que os medicamentos canabinoides distribuídos pelo SUS deverão possuir registro prévio na Anvisa e no país de origem, além de comprovação científica de benefícios. Serão disponibilizados mediante laudo médico e prescrição justificando o tratamento. As doenças tratáveis com canabinoides devem estar indicadas na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

O cadastro dos pacientes elegíveis para receber canabinoides pelo SUS terá validade de um ano, renovável mediante apresentação de novo laudo médico e prescrição atualizada. A distribuição de medicamentos à base de Cannabis pode beneficiar pessoas com condições como autismo, Parkinson, Alzheimer, epilepsia e doenças raras.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo foi procurada para comentar a aplicação da nova lei, mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Edição e orientação: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Destaque

Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.