Cultura & Espetáculos
Edinéa Corrêa trabalha em feira artesanal que oferece grande variedade de artesanatos e comidas típicas
Por: Clara Prado
Localizada na Praça Silva Rego, no bairro Guanabara, a tradicional Feira de Artesanato Espaço Castelo das Artes, fundada em 2001, acontece todos os sábados das 9h00 até às 14h00. Ela oferece uma variedade de mais de 30 tendas de diversos tipos de artesanatos, comidas típicas, doces, cervejas artesanais, música ao vivo, conforto, segurança, e sem falar que a Feira fica em um ambiente maravilhoso, repleto de natureza.
Artesã desde os 15 anos, Edinéa Corrêa Carneiro Felippe, 53 anos, trabalha na Feira, vendendo seus artesanatos, feitos com cápsula de café. Ela conta que começou a trabalhar com cápsulas de café, após uma colega ter dado a ela, uma caixa cheia de cápsulas, bastante coloridas, o que chamou sua atenção. Edinéia, já era uma artesã e fazia presépios com vasinhos de cerâmica, quando se interessou e resolveu tentar trabalhar com as cápsulas de café.
As feiras do país, se tornaram lugares oportunos para os pequenos artesãos, por darem visibilidade a eles, e a chance de mostrarem seu trabalho. Em 2021 foram registrados 12.476 trabalhadores, no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), um número que cresce cada vez mais em nosso país.
Edinéia conta que quando começou, foi um sucesso entre os clientes, pois eles ficavam impressionados ao ver que objetos que iriam para o lixo, poderiam se transformar em peças maravilhosas, como colares, brincos, enfeites, como os presépios, e outros tipos de decorações. A produção de seus produtos é dividida por etapas, primeiro ela retira todo o café de dentro da cápsula, depois ela faz uma higienização, e após isso, ela começa a trabalhar na arte.
A artesã ressalta que trabalhar na feira não é tão fácil como parece, ela diz que às vezes é um pouco sacrificante, pois o pessoal que trabalha na feira, eles não contam com o clima, que pode ser tanto de muito sol, quanto de chuva, mas ela sempre vai, pois tem a responsabilidade com o público de expor seu trabalho.
Edinéia disse que ultimamente as vendas estão fracas, mas que agora com a chegada das festas de final de ano, as vendas irão melhorar, e o produto que mais é vendido são os presépios.
O Natal é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, nesse período as pessoas buscam por artigos de decoração e enfeites natalinos para decorarem suas casas, seus escritórios, suas lojas, seus restaurantes, entre outros. Nessa época, as pessoas também presenteiam seus enteados, dando a eles coisas que gostam, normalmente coisas materiais, como roupas, acessórios, chocolates, entre vários outros produtos, isso faz com que muitos comerciantes lucram nessa época do ano.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Giovanna Sottero
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo