Destaque

Vitalità promove evento para homenagear idosos

Exposição fotográfica, apresentação de corais e palestra com especialista sobre idadismo serão mostradas ao público hoje (5), no Auditório D.Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas

Por: Gabriela Lamas

Para homenagear o Dia Internacional do Idoso, celebrado no último sábado (1º) e também comemorar seu segundo ano de atividades, o Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, programou um evento para a manhã de hoje (5), no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da Universidade.  

Com a exposição de fotos “Diálogos intergeracionais”, a apresentação dos corais do Colégio de Aplicação Pio XII, do Centro de Cultura e Arte (CCA) e do Vitalità – todos da Universidade – e a palestra da profa. Samila Sathler Tavares Batistoni sobre “Cultura intergeracional no combate ao idadismo”, o Vitalità pretende homenagear o público 60+ e também chamar a atenção sobre os desafios impostos pelo envelhecimento da população. O evento será realizado das 9 às 11 horas e também será transmitido pelo YouTube.  

Serão expostas 30 fotos, todas produzidas pelos alunos do Vitalità. O público também poderá ter acesso a uma mostra virtual (Acesse aqui), feita pela estagiária do Vitalità Ludmila Bianchi, durante as oficinas de fotografia. As fotos serão expostas no hall de entrada do Auditório D. Gilberto e também na praça de alimentação do Campus I. A exposição será itinerante e em breve seguirá para o Campus II da Universidade.  

Oficinas 

A exposição de fotos começou a ser planejada em junho após a realização de três oficinas de fotografia, organizadas pelo Vitalità, em parceria com o projeto de Extensão “Vozes Juvenis”, coordenado pela professora Cecília Toledo, da Faculdade de Jornalismo. Foram realizadas duas oficinas no Campus I e uma no Campus II, com o objetivo de capacitar os idosos para a prática fotográfica por meio do aparelho celular e também estimulá-los a registrar momentos do seu dia a dia. 

Estagiários e voluntários que colaboraram para a oficina na sede do Vitalità, no Campus I (Foto: Ludmila Bianchi)

As oficinas contaram com a participaram dos estagiários e voluntários do Vitalità e do projeto de extensão, que ajudaram o público 60+ a fazer fotos com o próprio celular.  Após os encontros, os alunos do Vitalità foram convidados a participar da exposição “Diálogos intergeracionais”, que tem como objetivo contribuir para o combate ao idadismo e estimular a transformação social para a construção de uma cultura de valorização das relações intergeracionais.  

Durante o mês de julho, o público 60+ do Vitalità exercitou com seus netos e familiares fotos para a exposição. A partir de agosto, o Vitalitá começou a enviar as fotos legendadas, feitas pelos próprios idosos. 

Público que participou da oficina no Campus II (Foto: Gabriela Lamas)

Além da exposição do Auditório Dom Gilberto, o público poderá ter acesso a uma mostra virtual (Acesse aqui), feita durante as oficinas de fotografia pela estagiária do Vitalià, Ludmila Bianchi. “Registrar os momentos da oficina de fotografia foi muito importante para mim, pois pude ver o sorriso no rosto de todos os participantes enquanto descobriam as novas ferramentas dos seus próprios celulares”, afirmou Ludmila, que é estudante do curso de Design Digital da PUC-Campinas. “Como todas as idades, os idosos devem ser incluídos na sociedade. Ninguém deve ficar de fora”, completou.   

Para Sonia Moura, que vivenciou uma das oficinas de fotos, a experiência ampliou seu conhecimento sobre o celular e seus recursos. “Participar das oficinas foi ótimo pelo aprendizado e o lado social”, declarou. Na sua opinião, tanto a Universidade como o Vitalità estão sempre proporcionando conteúdos e integrações com pessoas de dentro e fora do instituição. 

Projetos 

O Vitalità comemora dois anos de atividades com várias ações e projetos que articulam três eixos: a pesquisa e a inovação; a qualidade de vida e o empreendedorismo sênior. O Vitalità recebeu o selo de Rede Internacional de Universidades Amigas do Idoso, sendo a primeira da América do Sul a conquistar.  

Orientação: Profa. Cecília Toledo 

Edição: Marina Fávaro



Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.