Destaque
Intenção é lembrar que, ao dar alegria, os bichinhos merecem reciprocidade, disse o padre Alexandre
Por: Ingridy Porto
A tradicional benção dos animais marcou presença no último sábado (01), trazendo elementos que divertiram pets, crianças e adultos que estavam no local. O evento aconteceu na escola Salesiana de São José em Campinas (SP), em comemoração antecipada ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza, que ocorre nessa terça-feira, dia 4.

Os pets, além da água benta recebida, posaram para fotos ao lado da Patrulha Canina e contribuíram para a missa com muitos latidos a pedido do padre. Entre eles, estava o cachorro vira-lata Olaf, que faz parte da família de Agatha Chavez, de 9 anos, e da irmã Laura, de 10 anos.
“É a primeira vez que viemos nesse tipo de evento. Trouxemos ele para receber benção e pedir que o nosso outro cachorro, o Pipoca, que morreu, tenha paz. O Pipoca pulava demais”, contam as irmãs.
A mãe das meninas, a psicóloga e pedagoga Mirella Chavez, conta como foi o processo de adoção dos bichinhos. “Ambos nos acharam, não escolhemos, encontramos eles na rua. O Pipoca tinha sete anos quando foi embora e o Olaf tem um e meio. Estamos querendo adotar mais um animalzinho, até já entrei em contato com a ONG daqui”, explica ela.
Para muitos donos de pet, este evento é o momento para pedir saúde aos seus animais. Foi o caso da aposentada Marlete Aparecida, que esteve no evento ao lado da irmã e de suas calopsitas Vitório e Elvis. “O Elvis está doente, com câncer na asa. Vim pedir uma benção e recuperação, ele já foi operado, mas ainda tá bem ruinzinho”, contou a aposentada.

De acordo com o padre Alexandre Luiz de Oliveira, diretor geral das escolas que compõem a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, este é o segundo ano que a escola participa desta confraternização, embora seja seu sexto ano organizando o evento, que ocorre em várias escolas de Campinas.
“A bênção, em primeiro lugar, é para os donos dos animais, para que saibamos amar e cuidar com sabedoria dos bichinhos que fazem parte da família. Não se trata apenas de receber a alegria, mas também dar”, lembrou o sacerdote.
A benção dos animais teve participação em outras igrejas em Campinas e terá outra edição na escola Salesiana dia 15 de outubro, a partir das 9h30.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.