Cultura & Espetáculos

Exposição “Vieses” aborda temas extra-sensoriais

Os trabalhos de Conclusão de Curso foram produzidos pelos alunos de Artes Visuais da PUC-Campinas

Por: Giovanna Sottero e Larissa Fortunato  

A Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, começou na última quarta-feira, 5, com os projetos “Experimentais 2022”, que consiste em uma amostra pública das pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos, desenvolvidas ao longo do ano. “Vieses”, é a primeira de quatro exposições que serão realizadas até dezembro, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas no prédio H07, Campus I.

O trabalho realizado em conjunto pelas alunas de Bacharelado do último ano de Artes Visuais, apresenta temas extra-sensoriais abordados de maneira diversa, com fotografias, vídeos, projetos táteis e com aromas, feitos para levar o espectador a presenciar as obras de um jeito único. As artistas que realizaram a exposição retrataram em sua própria maneira assuntos considerados “delicados” pela sociedade atual, como: relacionamento abusivo, ansiedade, depressão e epilepsia.

Victoria Regina de Carvalho Silva, uma das artistas da exposição “Vieses”, expôs sua obra “Humans” (Foto: Giovanna Sottero)

Victoria Regina de Carvalho Silva, uma das artistas da exposição “Vieses”, expôs sua obra “Humans”, que retrata três curtas metragens que abordam como tema, relacionamentos. O primeiro com enfoque em um relacionamento entre uma pessoa transexual e bissexual, chamado “Dylan e Agatha”. O segundo retrata um relacionamento abusivo, “Maya Martins” e o último uma relação à “distância, “ELE ELA”. “Cada um deles mostra as dificuldades e a transição da transmutação da pessoa em si, dentro de um relacionamento”, explica Victoria.

O tema do trabalho de conclusão de curso desenvolvido pela estudante de artes visuais, Luciana Xavier, foi “Arte e Yoga”. Os materiais utilizados pela artista foram inspirados em elementos da cultura indiana – país de origem da prática de Yoga – representados por cheiros, incensos, cinzas e henna para a pintura das obras. 

“O objetivo foi trazer consciência corporal, todas as obras são manipuláveis, possuem textura e cheiros, então as pessoas podem sentir realmente, não somente enxergar a obra de arte com a visão, podem sentir com o corpo, assim como na prática do Yoga”, declara Luciana. 

A estudante de artes visuais Luciana Xavier desenvolveu suas obras com o tema de “Arte e Yoga” (Foto: Larissa Fortunato)

O projeto “Out Of Body”, cuja tradução é “Fora do corpo”, feito pela aluna Caroline Vasconcelos, aborda a sensorialidade corpórea. O conjunto de suas três obras, estão entorno de temas como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e epilepsia. 

Esta mensagem é transmitida por meio de uma sequência de fotografias digitais, impressas em papel fotográfico, com duas modelos que representam os “ciclos” vividos por pessoas portadoras destes transtornos. Além disso, a artista utilizou uma corda pendurada no teto da exposição e produziu um vídeo para: “ressignificar essas imagens, trazer novos olhares e perspectivas ”, conta. 

“Através de vivências pessoais e relatos de amigos, desenvolvi esse trabalho para criar esses corpos para o invisível, representando as sensações que a gente tem, que muitas vezes são difíceis de descrever”, afirma. 

O projeto “Out Of Body”, cuja tradução é “Fora do corpo”, feito pela aluna Caroline Vasconcelos, aborda a sensorialidade corpórea (Foto: Giovanna Sottero)

Em “Out Of Body” a artista explica que se trata da construção de uma narrativa, conforme a pessoa – portadora destas doenças – se comporta ao “sentir” as mais variadas sensações que estes transtornos causam. “Não se trata da doença em si, mas sim para representar o corpo como uma ponte para conectar o expectador e a obra”, complementa Caroline.

A professora da faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, e orientadora de TCC das artistas, Andréia Dulianel aponta que esse tipo de Exposição, permite que os alunos projetem suas carreiras para o futuro. 

A professora da faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, e orientadora de TCC das artistas, Andréia Dulianel aponta que esse tipo de Exposição, permite que os alunos projetem suas carreiras para o futuro (Foto: Giovanna Sottero)

“Para o aluno é um fechamento de ciclo, é o momento em que ele coloca a exposição para circular para o mundo e ter contato com as pessoas, então é muito importante. O artista tem que ter esse contato com o público para ter um retorno, é assim que a obra de arte acontece”, diz a professora. 

A exposição “Vieses” ficará até o dia 14 de outubro no prédio H07 da PUC-Campinas, Campus 1 e o horário de funcionamento é das 18h às 21h50, aberto para todos os públicos. 

Para mais informações, acesse o instagram: @galeriapuccamp 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Larissa Fortunato

 


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.