Cultura & Espetáculos
Grupo de adolescentes com mais de dez anos de idade se fez essencial no pós-pandemia
ESPAÇO
Por: Maria Alice Trevizam, Miller Mitil e Gabriel Domingos
ESPAÇO
O Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas retomou neste ano as suas atividades presenciais após o período pandêmico. Tadayoshi Hanada, 76 anos, presidente do instituto, explicou as dificuldades enfrentadas pela comunidade durante o isolamento social. “Grande parte do público participante dos eventos se encontrava dentro do grupo de risco, o que afetou a taxa de participação nas atividades presenciais exercidas pelos sócios”.
ESPAÇO
ESPAÇO
Foi nesse cenário de dificuldades que a geração mais jovem ampliou a sua participação, auxiliando nos eventos de retomada no primeiro e segundo semestre de 2022. O junia kai, grupo dos adolescentes com mais de dez anos de idade, se fez essencial para tornar as atividades do primeiro semestre possíveis.
ESPAÇO
Posteriormente o relaxamento gradual das normas de distanciamento social permitiu a retomada dos membros mais velhos, participantes dos departamentos fugin kai e meiji kai, grupos etários de membros de até sessenta anos de idade e mais de sessenta anos, respectivamente. “Parece que somos uma grande família”, conta Cecília Mayumi Shirassawa, 61 anos, que considera o Instituto Nipo de Campinas como parte essencial de sua história de vida, tendo o frequentado desde sua infância e presente como fonte de conexão com sua comunidade.
ESPAÇO
ESPAÇO
Além das atividades esportivas, artes marciais, danças e aulas de japonês oferecidas pelo instituto, o Nipo também oferece feiras semanais, mensais e anuais que engajam o envolvimento de seus membros. É dentro desses eventos que grandes partes da comunidade de membros, independentemente da idade, se engajam em diversas funções, seja cozinhando ou organizando o local para a recepção do público.
ESPAÇ
ESPAÇO
Semanalmente, às segundas e quintas das 9h às 16hrs, acontece na sede do instituto uma feira de artesanato e comida, com vendedores membros e simpatizantes da comunidade nikkei de Campinas. Ocorre também todo segundo sábado do mês uma feira de maior escala, também com a presença de feirantes e barracas com comidas típicas japonesas.
ESPAÇO
Eis uma amostra do que pode se ver na sede do Instituto Nipo Campinas que fica no bairro Jardim Guanabara de Campinas, na rua Camargo Paes, 118.
ESPAÇO
Anualmente há o Festival do Japão, que retoma as suas atividades esse ano nos dias 10 e 11 de setembro, uma festividade de grande porte que conta com a presença de 20 mil pessoas durante os dois dias. É possível acompanhar as atividades pelo Facebook da instituição. E pode-se entrar em contato também pelo e-mail oficial.
espaço
Orientação e edição: Prof. Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo