Destaque

Bienal Internacional do Livro de São Paulo comemora sucesso de vendas e de público

Evento encerrou com movimento intenso de visitantes, que participaram dos lançamentos e sessões de autógrafos

Por: Oscar Nucci

O público encontrou muitas opções de leitura nas dezenas de estandes da Bienal, que fez seu retorno presencial após 4 anos (Foto: Oscar Nucci)

Considerada a maior feira de livros da América Latina e um dos principais eventos do mercado editorial do mundo, a 26ª edição da Bienal de São Paulo encerrou neste domingo (10) com um saldo positivo. O evento, realizado este ano de forma presencial no Expo Center Norte, movimentou os estandes das editoras com lançamentos, promoções, sessões de autógrafos, convidados ilustres e muitos lançamentos.

Alfabeto no sistema de escrita Braille na parede do estande da Editora Mostarda (Foto: Oscar Nucci)

Campinas marcou presença na Bienal. A Editora Mostarda, focada em questões raciais e indígenas, levou para o evento novas edições de seus livros, adaptados para ao sistema de escrita Braille. Ao passarem pelo estande da Mostarda, os visitantes puderam tatear o alfabeto em Braille e associar com as respectivas letras. Foi a primeira participação da editora campineira na Bienal Internacional do Livro.

Além dos livros com a escrita Braille, a editora levou para seu estande várias biografias de personalidades negras, pensadores e indígenas. O gerente da editora, Márcio Júnior, ficou satisfeito pela participação na Bienal. “Somos uma editora 100% focada em questões raciais e indígenas. Participar da Bienal foi uma oportunidade para mostrar a um pouco de Campinas para o resto do país”, disse. 

Ao lado do estande da Editora Mostarda, outra representante de Campinas marcou presença no evento: a distribuidora BookShop. Com apenas uma loja física em um shopping no Ceará, a distribuidora campineira atua em feiras itinerantes de shoppings e Bienais. Assim como a Editora Mostarda, a BookShop também participou da Bienal do Rio, em 2021.

Para o vendedor Luiz Antônio Machado, da distribuidora BookShop, representar Campinas na Bienal Internacional de São Paulo foi uma oportunidade de mostrar um pouco da pluralidade cultural da cidade. “A gente mora em uma cidade que tem uma diversidade muito grande. Na Bienal de São Paulo, conseguindo trazer a nossa marca e nossa representatividade”, afirmou.

A editora Record conseguiu ultrapassar o número de vendas feitas na última Bienal de São Paulo, realizada em 2018. As editoras Sextante e Arqueiro tiveram um aumento de 180% em relação à última Bienal. E a Rocco, que em seu estande permitia que os visitantes tirassem fotos com seus amados personagens da saga Harry Potter, registrou um salto de 130% em relação a 2018.

Com números de vendas recordes, a leitura em livros físicos mostra-se não ser resistência, mas sim, preferência. O crescimento de 83% na venda de e-books em 2020, de acordo com pesquisa feita pela consultoria Nielsen em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, parece não ter afetado os visitantes da Bienal Internacional do Livro.

Convidados ilustres

No primeiro final de semana do grande retorno da Bienal, emoção não faltou para os fãs de literatura. Para abrir o evento com chave de ouro, no dia 2, Maurício de Souza, o criador da Turma da Mônica esteve presente para um encontro. Já no domingo (4), a advogada e autora do livro “Política É Para Todos”, Gabriela Prioli debateu sobre educação política em um dos palcos do evento.

Mesmo durante a semana, personalidades públicas passaram pela Bienal. Na segunda-feira (4) o ator Lázaro Ramos marcou presença, enquanto a empresária Luiza Trajano compareceu ao evento acompanhada do jornalista e apresentador Pedro Bial na quarta-feira (6). Bial escreveu uma biografia sobre a dona das lojas Magazine Luiza.

No sábado (9), um bate-papo sobre ser jornalista no Brasil trouxe Daniela Arbex, autora de “Holocausto Brasileiro” e “Todo Dia A Mesma Noite”; Miriam Leitão, Ilze Scamparini e Guilherme Magalhães. Miriam Leitão lançou na Bienal “A Democracia na Armadilha” e Ilze veio da Itália para divulgar o romance “Atirem direto no meu coração”.

A noite do penúltimo dia de Bienal também contou com a presença virtual da autora Alice Oseman, autora da série de quadrinhos “Heartstopper”. E para fechar o evento, Xuxa Meneghel participou de um bate-papo e uma sessão de autógrafos com seu livro infantil “Mimi – A vaquinha que não queria virar comida”.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.