Destaque

Xilografia reúne 18 obras em exposição no Sesi Amoreiras

C’est Toi C’est Moi” é uma das peças da mostra até dia 11 de dezembro

De Luísa Almeida, a xilogravura C’est Toi C’est Moi compõe acervo para visitação (Foto: Fernando Almeida)

Por Fernando Almeida

O espaço galeria do teatro do Sesi Campinas Amoreiras recebe a exposição Xilograficamente, que exibe obras de oito artistas que utilizam a técnica milenar para abordar diferentes temáticas. A exposição, que está disponível até o dia 11 de dezembro, é gratuita e aberta ao público de terça a sexta-feira, das 15h às 20h. Aos sábados, das 9h às 19h. É necessário realizar agendamento pelo site do Sesi-SP.

Sob a curadoria de Célia Barros, a mostra apresenta diferentes técnicas de talhar a madeira para tratar de diversos temas a partir de pesquisas sobre cor, tridimensionalidade e desenhos em grandes formatos. Em entrevista ao Digitais, Célia disse que, “para talhar a madeira, você pode fazer uso de vários artifícios para mostrar o desenho, fazendo da própria técnica uma característica de expressividade”. “É isso que interessa para os artistas”, comentou a curadora.

À esquerda, “Chuva Ácida”, xilogravura em plástico cristal, rebites de alumínio e estrutura de aço, de Rafael Toledo; ao fundo, “Peixe em Alto Mar”, xilogravura sobre papel, de Igor Santos (Foto: Fernando Almeida)

Na exposição, o público tem a oportunidade de conhecer 18 obras diferentes dos jovens artistas Fernando Melo, Gabriel Balbino, Igor Santos, Julia Bastos, Kamila Vasques, Luísa Almeida, Rafael Toledo e Santídio Pereira. Unidos pela primeira vez em 2018, na exposição Madeira Nova, os artistas foram selecionados de forma incomum.

“Como esses artistas estavam espalhados por vários ateliês, ao invés de eu, como curadora, ir atrás pesquisando, optamos por pedir aos artistas que indicassem um artista”, revelou Célia.

A xilografia é uma técnica chinesa que consiste em gravar imagens em diferentes superfícies, como papel ou tecido, a partir do talho na madeira utilizada como matriz para reproduzir a obra. No Brasil, a técnica chegou através da colonização portuguesa e foi difundida principalmente na região nordeste, por meio dos poetas da literatura de cordel, por volta do século XVIII.

C’est Toi C’est Moi, sobre papel algodão, de Luísa Almeida (Foto: Fernando Almeida)

A exposição Xilograficamente faz parte do projeto Espaço Galeria Sesi-SP, que oferece exposições itinerantes no foyer do teatro, promovendo o contato do público com obras originais de diversos tipos e linguagens.

O Sesi Campinas Amoreiras fica na Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP. Os visitantes devem chegar com 5 minutos de antecedência e a entrada está condicionada à aferição de temperatura corporal, sendo 37,5ºC o limite. O uso de máscara é obrigatório.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Vitória Landgraf


Veja mais matéria sobre Destaque

Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.