Destaque
O roteirista premiado Carlos Henrique Galvão Marquez também tirou dúvidas dos participantes
Uma das palestras que ocorreram na Reverbera, promovida pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, nesta quinta-feira, 16, foi sobre como manter o público entretido perante um filme ou uma produção televisiva, como séries e novelas, mediada pelo Professor Doutor João Paulo Hergesel, da Faculdade de Letras. O palestrante convidado foi o roteirista membro da Academia Brasileira de Cinema e premiado em Cannes, Carlos Henrique Galvão Marquez, que logo de início afirmou que uma boa história necessita de um roteiro bem estruturado e que prenda a atenção do espectador.

O roteirista mencionou o tamanho da importância na diferenciação dos tipos de produção. Ele explica que apesar de possuírem a intenção de contar uma história, a roteirização tem detalhes fundamentais completamente diferentes, como o tempo de duração, produção, o custo envolvido, o desenrolar da história e até mesmo na construção do caráter do personagem.
Além de mencionar todo o modus-operandi de um roteiro, o palestrante também constatou que o mercado brasileiro irá sofrer um boom em 2022, pois somos o 11º no ranking de produções audiovisuais no planeta.
Carlos Henrique também comentou sobre a mudança radical que o mercado passou, principalmente pela popularização do serviço de streaming. Segundo ele, a tendência das emissoras tradicionais é migrar ou produzir conteúdos cada vez mais voltados para este tipo de plataforma e público consumidor, já que as gerações que estão por vir mal assistem televisão: “Hoje uma criança tem um IPad, dificilmente assistem televisão e querem esperar por um capítulo no dia seguinte”, afirma.
Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Bruno Leoni
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.