Destaque
O roteirista premiado Carlos Henrique Galvão Marquez também tirou dúvidas dos participantes
Uma das palestras que ocorreram na Reverbera, promovida pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, nesta quinta-feira, 16, foi sobre como manter o público entretido perante um filme ou uma produção televisiva, como séries e novelas, mediada pelo Professor Doutor João Paulo Hergesel, da Faculdade de Letras. O palestrante convidado foi o roteirista membro da Academia Brasileira de Cinema e premiado em Cannes, Carlos Henrique Galvão Marquez, que logo de início afirmou que uma boa história necessita de um roteiro bem estruturado e que prenda a atenção do espectador.
O roteirista mencionou o tamanho da importância na diferenciação dos tipos de produção. Ele explica que apesar de possuírem a intenção de contar uma história, a roteirização tem detalhes fundamentais completamente diferentes, como o tempo de duração, produção, o custo envolvido, o desenrolar da história e até mesmo na construção do caráter do personagem.
Além de mencionar todo o modus-operandi de um roteiro, o palestrante também constatou que o mercado brasileiro irá sofrer um boom em 2022, pois somos o 11º no ranking de produções audiovisuais no planeta.
Carlos Henrique também comentou sobre a mudança radical que o mercado passou, principalmente pela popularização do serviço de streaming. Segundo ele, a tendência das emissoras tradicionais é migrar ou produzir conteúdos cada vez mais voltados para este tipo de plataforma e público consumidor, já que as gerações que estão por vir mal assistem televisão: “Hoje uma criança tem um IPad, dificilmente assistem televisão e querem esperar por um capítulo no dia seguinte”, afirma.
Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Bruno Leoni
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino