Destaque

Diretor da Aeoesp fala sobre retomada das aulas

Felipe Maropo alerta para os riscos do retorno em período de crise sanitária                                                                                                                    

Por Lara Costa

Felipe Maropo: “Com o passar do tempo essa confiança (de retomar as aulas presenciais) será adquirida” (Foto: Arquivo Pessoal)

Mais de um ano depois das aulas presenciais serem suspensas devido à pandemia de covid-19, em março de 2020, a rede municipal de ensino de Campinas retomou no último mês as aulas presenciais em todas as unidades. São aproximadamente 70 mil alunos divididos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Técnico e de Qualificação Profissional.

No retorno presencial, por enquanto, as aulas são ministradas de forma híbrida, tanto na plataforma digital quanto presencialmente, com capacidade das salas de aula restrita a 35%, com horários reduzidos e revezamento de turmas para garantir o distanciamento social, seguindo as orientações das autoridades de saúde.

Felipe Maropo, diretor estadual do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), pondera que o momento não é favorável para esta retomada. “Nós estamos há muito tempo vivendo essa crise sanitária e é muito triste que num momento de novas variantes haja essas flexibilizações nas legislações e nós tenhamos que retornar, colocando em risco além dos funcionários, as nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Para o professor, o retorno ainda não é seguro. “As escolas não conseguem, não dão conta de cumprir com os protocolos de segurança como álcool em gel, medição de temperatura, enfim são inúmeros protocolos que a escola não tem infraestrutura necessária suficiente”, assegurou.

Segundo a Secretaria de Educação do município, o número de alunos nas aulas presenciais ainda é pequeno em relação aos que poderiam voltar, e isso é um reflexo da insegurança das famílias para encaminharem seus filhos às atividades presenciais na escola. “Com o passar do tempo essa confiança será adquirida”, afirmou em nota a secretaria.

A assessoria da Secretaria de Educação ainda informou que, para o retorno presencial, foram investidos R$25 milhões na compra de EPIs, sinalizações e adequações das unidades aos protocolos de segurança.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Leonardo Fernandes


Veja mais matéria sobre Destaque

Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.