Destaque

Webinário denuncia desprezo com ambiente e pandemia

A jornalista Eliane Brum prestou homenagem ao fotógrafo Lilo Clareto, vitimado pela Covid em abril deste ano                                                                                                  

Eliane Brum: “Bolsonaro chegou a recusar a compra de vacinas”; no detalhe, o repórter fotográfico Lilo Clareto, morto pela Covid-19 (Imagem: Zoom)

 

Por Ettore Melato

Em seminário virtual ocorrido nesta quarta-feira (19), cientistas, jornalistas e especialistas em meio ambiente e saúde denunciaram a conivência do governo Bolsonaro em relação às constantes agressões ao meio ambiente no país, bem como sua omissão no combate à pandemia da Covid-19.

Mediado pelo editor ambiental global do jornal britânico “The Guardian”, Jonathan Watts, o evento contou com a participação da jornalista Eliane Brum, que prestou homenagem ao repórter fotográfico Lilo Clareto, vitimado pela Covid-19 em abril deste ano. Lilo formou-se na Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e atuava, nos últimos anos, ao lado de Brum em projeto desenvolvido na região de Altamira (PA).

Segundo apontaram os conferencistas, o aumento do desflorestamento na reserva amazônica teve seus dois piores momentos, em uma década, nos anos de 2019 e 2020, de acordo com dados do próprio Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No caso da pandemia, que cresce exponencialmente no Brasil, o país já ocupa o 2° lugar no ranking mundial, atrás apenas dos EUA.

Erika Berenger: desmatamento facilitará o surgimento de novas pandemias (Imagem: Zoom)

Para embasar suas advertências com relação ao meio ambiente, a pesquisadora sênior da Universidade de Oxford e Lancaster e membro da Rede Amazônia sustentável, Erika Berenger, apresentou dados em sua participação. Ela afirmou que houve considerável crescimento do desmatamento desde o início do governo Bolsonaro.

“Para ter uma ideia de dimensão, a área perdida entre os anos de 2018 e 2019 equivale a duas vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro. O aumento do desmatamento entre esses dois anos é o maior desde a década de 1990”, afirmou.

A pesquisadora ainda alertou para o risco de que novas pandemias venham a ocorrer por conta da não preservação do meio ambiente. “Isso acontece porque o desmatamento promove a interação com zoonoses, ou seja, doenças que são transmitidas de animais para humanos e que poderão ser passadas de humanos para humanos”, descreveu.

Douglas Belchior: “A doença se espalha pelas comunidades pobres, onde a maioria negra não tem acesso à saúde pública” (Imagem: Zoom)

Professor de história e membro da ong Coalisão Negra por Direitos, o ativista Douglas Belchior disse que a pandemia do coronavírus apenas escancarou os problemas já existentes na sociedade brasileira. “Radicalizou o problema da miséria, com a crise econômica que acompanhou a chegada no vírus. A doença se espalha pelas comunidades pobres, onde a maioria negra não tem acesso à saúde pública desmontada por esse governo, e que são a maioria desses quase 500 mil mortos”, completou Belchior.

Colunista do jornal espanhol “El País”, a jornalista Eliane Brum, outra conferencista do seminário, disse ser indiscutível o fato de que o presidente Bolsonaro executa um plano de disseminação do vírus. “Esse plano foi executado com tanta dedicação, que Bolsonaro chegou a recusar a compra de vacinas que salvariam vidas, enquanto gastava milhões de reais na importação de cloroquina, medicamento que foi comprovado não ter nenhuma eficácia contra a Covid-19″.

Também palestraram no evento a coordenadora de política e lei do Instituto Socioambiental (ISA) Adriana Ramos; a escritora britânica Jay Griffiths; a coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sonia Guajajara; e o diretor executivo da Global Canopy, Nick Mardas.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição:Oscar Nucci 


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.