Destaque

Mais de 80 mil nascidos em 2020 não têm registro paterno

Izabel e  Tatsa, que conheceu o pai aos 14 anos: “Conseguimos lidar com a situação”                                                                                                                                                                                                                                                              

A presença marcante da mãe Izabel (dir.) compensou a ausência do pai, afirma Tatsa Cristina de Oliveira (Foto: Arquivo pessoal)

Por Vitória Gomes

A Associação Nacional dos Registradores Civis de Pessoas Naturais (Arpen) realizou um levantamento no primeiro semestre de 2020 e apurou que, de 1.280.514 bebês nascidos no período, 80.904 tinham apenas o registro da mãe na certidão. O dado aponta ter havido um acréscimo de 0,16% em relação ao ano de 2019.

Essa é a situação de Giovana Rosário, 24, que mora em Campinas. Mãe de uma menina de 7 anos, ela teve a segunda gestação em 2020 e acreditava que a caçula, Maria Júlia, teria o registro paterno, mas não foi o que aconteceu. “Logo que ela nasceu o pai esteve presente, mas depois ele não registrou e nem ajuda com a pensão. Tem sido complicado”, conta.

Além da dificuldade de criar mais uma filha sozinha, Giovana relata já ter ouvido comentários negativos de amigos e familiares, que a deixam constrangida. “Já sofri muito preconceito por ser mãe solteira. É bem chato. Só a gente sabe o que temos que passar e enfrentar”, declara.

A falta de registro do nome do pai também é comum na vida dos que chegam à fase adulta com a certidão omitindo o dado. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de cinco milhões de brasileiros não têm o nome do pai nos seus documentos.

Este é o caso de Tatsa Cristina de Oliveira, jovem aprendiz do Banco Bradesco. Segundo ela, só aos seis anos de idade soube pela mãe que não havia o registro do pai em seu documento. “Eu era muito criança quando soube dessa situação e só aos 14 anos quis conhecê-lo. Infelizmente nossa relação não deu certo, pois não senti reciprocidade”, diz.

A psicóloga Talita Albuquerque: “Os pais têm um papel fundamental na formação do sujeito” (Foto: Arquivo pessoal)

Para a psicóloga Talita Albuquerque, especializada em atender crianças e casais, o abandono dos pais pode ter consequências duradouras e desenvolver algumas reações. “Os pais têm um papel fundamental na formação do sujeito. Na ausência deles, podem surgir sentimentos como insegurança, solidão, rejeição e até dificuldade de estabelecer relações sólidas de confiança”, explica.

A auxiliar administrativa Izabel Cristina, mãe da Tatsa, conta que a presença do pai teria sido importante para a filha e que já sofreu pressão para registrar a paternidade. “Conseguimos lidar com essa situação da melhor maneira possível, mas alguns lugares nos recomendam procurar o pai, como no dia em que matriculei a Tatsa na escola. Eles queriam que eu fosse atrás do pai dela, mas eu não fui”, comenta.

A psicóloga Talita Albuquerque ainda recomenda que essas questões sejam tratadas com a ajuda de um profissional para que o “luto interno” possa ser resolvido. A especialista também afirma que o abandono paterno pode ter muitos motivos, como falta de estabilidade financeira, vulnerabilidade familiar e dificuldades de estrutura para criação de uma família.

Tatsa Cristina diz já ter aprendido a lidar com a ausência da figura paterna e acredita que a presença marcante da mãe substituiu a necessidade de ter o progenitor por perto. É o que a Giovana Rosário também deseja para a filha, Maria Julia. Ela espera que a menina não tenha o desenvolvimento comprometido pela ausência do pai. “Amo minhas filhas e dou graças a Deus por elas”, diz. “É difícil, mas tento sempre dar o melhor de mim e ser a melhor versão para que elas não sintam falta de nada”.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.